15 Segredos de cozinha que vão mudar a sua vida

Todos temos alguns segredos de cozinha para otimizar o dia a dia, certo? Nós temos 15 e são incríveis!

15 Segredos de cozinha que vão mudar a sua vida
Menos tempo na cozinha, mais a viver!

segredos de cozinha que precisam sair das casas das avós e da escuridão dos livros de culinária para o dia a dia das famílias portuguesas. Porquê? Ora, naturalmente, pela mesma razão de sempre: poupar tempo e dinheiro. É certo que são dicas simples e pequenos truques mas a diferença que vão fazer na sua vida é enorme.
 

15 Segredos de cozinha simples mas eficazes

 

1. Conhecer os ovos

Confesse lá, quantos bolos perdeu porque, sem confirmar numa taça à parte, os adicionou ao preparado para logo confirmar que não estavam estragados? Acontece a todos. Para saber se os são frescos, basta colocar o ovo num copo de água: se afundar é fresco, se boiar, é melhor não usar.

 

2. Legumes sempre frescos

Coloque folhas de papel absorvente no fundo da sua gaveta dos legumes de modo a forrar toda a área. Este simples truque vai fazer com que os seus legumes se mantenham frescos por mais tempo, uma vez que o papel absorve o excesso de humidade que os faz apodrecer.

 

3. Bananas amarelas por mais tempo

Para evitar que as bananas amadureçam muito rapidamente, não as separe do cacho até ao momento de as comer. Além disso, se guardar a fruta separadamente, ou seja, maçãs numa taça, laranjas noutra e por aí fora, vai ver que duram mais tempo.

 

4. Limões sem oxidar

Só precisa de algumas gotas de limão? Evite cortar o limão ao meio porque vai oxidar tornando-se impróprio para consumo. Com um espeto de metal faça um furo no limão e basta espremer para usar o que precisa (depois guarde numa caixa hermética). Ah! E para ajudar a libertar o sumo dos citrinos, role e pressione os frutos em cima do balcão.

 

5. O mel não se estraga

O mel é a única substância alimentar não-perecível, ou seja, não se estraga. Por isso, quando o mel cristaliza ou fica com um aspeto turvo não o coloque no lixo. Leve-o ao microondas, numa temperatura média, e confirme a cada 30 segundos se já está no ponto desejado.

 

6. Espumante sempre a borbulhar 

O que fez ao espumante que sobrou das festas? Sabia que se colocar uma ou duas uvas passas dentro da garrafa, os açúcares naturais da fruta preservam o gás? Um dos segredos de cozinha que vale bem a pena anotar.

 

7. Cogumelos frescos e  bonitos

Depois de colocar os cogumelos no frigorífico, se não os consumir rapidamente, acabam por ficar com uma textura viscosa. Com estes simples truque de cozinha isso acaba! Basta embrulhar os cogumelos em papel de cozinha antes de os refrigerar. 

 

8. Carnes baratas mais tenras

Se o orçamento não permite comprar os melhores cortes de carne, não se preocupe. Deixe a carne numa marinada com cerveja, vinagre, limão, papaia, tomara ou sumo de ananás. As enzimas e ácidos desta marinada vão tornar a carne mais tenra.

Veja também: Dicas para cortar cebola de forma rápida e sem chorar
 

9. Ervas frescas por mais tempo

Para manter as ervas frescas por mais tempo, até um mês, basta guardar os ramos lavados dentro de sacos plásticos, selados, no congelador. Quando precisar de usar, basta cortar a quantidade necessária e colocar no tacho. Num segundo descongelam.

 

10. Acabou-se o queijo duro

Comprou uma bola de queijo para o Natal e, ainda nem passou um mês no frigorífico, e já está seco e duro? Temos a solução! Só precisa barrar as laterais com um pouco de manteiga ou margarina para selar e manter a humidade.

 

11. Amadurecer frutas

Para amadurecer frutas rapidamente (abacate, por exemplo), coloque-as num saco de papel juntamente com uma maçã, do dia para a noite. As maçãs libertam gás etileno que aceleram o processo.

 

12. Adeus, mau cheiro no plástico

Os recipientes de plástico são porosos pelo que, facilmente, retêm odores mesmo depois de lavados. Guarde-os com uma folha de papel de jornal no interior para absorver os odores. Lave antes de usar.

 

13. Limpar aço inoxidável

Para remover manchas de aço inoxidável basta colocar um pouco de álcool numa bola de algodão e limpar as áreas afetadas.

 

14. Ómega 3 instantâneo

Salmão, bacalhau, robalo, polvo ou sardinha são alimentos ricos em ómega 3, porém, nem sempre compatíveis com a carteira. Pode reforçar a dose desta gordura boa ao incluir anchovas em conserva sua alimentação. Junte-as aos seus refogado e delicie-se. 

 

15. Recuperar uma panela queimada

Há coisa mais irritante do que as manchas de queimado no fundo dos tachos? É um dos nossos segredos de cozinha preferidos: cubra o fundo com com bicarbonato de sódio, de seguida, junte 4 a 5 colheres de sopa de sal e água suficiente para cobrir. Deixe atuar durante a noite. No dia seguinte raspe os restos carbonizados com uma espátula de borracha.


Veja também: