Publicidade:

12 segredos dos ladrões que deve conhecer para se proteger

Conheça as “dicas” de assaltantes condenados para saber a que deve estar atento para se proteger, à sua família e casa.

12 segredos dos ladrões que deve conhecer para se proteger
Quem avisa, amigo é!

Valerá a pena adquirir um sistema de segurança para a sua casa? Ter um alarme? Videovigilância?

Um olhar sobre a mente e as “dicas” de assaltantes condenados irá ajudá-lo a decidir.

Há realmente algumas situações que poderão informar um potencial ladrão da sua ausência ou distrações que podem facilitar-lhe a vida. Conheça algumas delas na perspetiva de quem comete este crime.

Dicas para se proteger e à sua casa

Segundo os ladrões, há várias circunstâncias que lhes facilitam a vida, nomeadamente:

1. Aspeto exterior da casa e jardim

vivenda

Um jardim e quintal bem cuidados, bem como os brinquedos e objetos que são deixados no exterior podem ser um sinal do que existe dentro de casa e, claro, um chamariz. Cuidado com as pistas que deixa no exterior!

2. Correio amontoado

Dizem ladrões condenados que geralmente procuram por jornais empilhados na entrada ou deixam, por exemplo, um folheto de pizza na porta da frente para ver quanto tempo demoram a removê-lo, conseguindo assim perceber se os donos estão ausentes por um período de tempo mais longo.

3. Alarme e portas de vidro

alarme

Se a porta de entrada de casa tem vidro, não instale o alarme próximo da mesma, porque facilmente um ladrão se aperceberá se este está ou não ligado.

4. Condições atmosféricas

Com chuva e guarda-chuva é comum entrar em casa a correr e esquecer-se de fechar devidamente a porta? Dizem os ladrões que não tiram folga em dias de intempéries, que estes são até ótimos dias. Por isso, cuidado com as distrações.

E se nevar e estiver muitos dias fora, a ausência de marcas na neve pode ser um livre passe para um assalto. Peça, por exemplo, aos vizinhos para alterarem esta situação, passando com o carro ou caminhando até à porta.

5. Visitas inesperadas

Cuidado com quem bate à porta. Por vezes, dizem os assaltantes, usam esta estratégia para saber se há gente em casa. Se atender, é sinal de que sim, e neste caso o ladrão irá perguntar sobre uma direção, dizer que se enganou na morada, etc.

Não existindo resposta… bom sinal para eles!

6. Esconderijos em gavetas

cómoda

Pois é, não é boa ideia usar as habituais gavetas para esconder objetos de valor. Os ladrões vão sempre procurar nas gavetas de cómodas, mesinhas de cabeceira, armários de medicamentos, etc. Se não quer que encontrem os seus bens mais valiosos, os ladrões sugerem que procure lugares mais seguros e menos evidentes.

7. Quarto das crianças

Dizem os assaltantes condenados que não querem estar a lidar com a confusão dos brinquedos e que geralmente não perdem tempo nos quartos de brincar ou das crianças. Será este um bom local para esconder os seus pertences mais valiosos?

8. Cofres

Ou tem um cofre bem resistente e aparafusado ou embutido na parede, por exemplo, ou então, na dúvida, e podendo, os ladrões vão levá-lo com eles, dizem. Fica a dica!

9. TV ou rádio ligado

O som e a luz de uma televisão podem ser inibidores e ajudar o assaltante a pensar que há gente em casa. Por isso, e se não quer deixar estes aparelhos ligados, especialmente durante ausências de longa duração, já pode encontrar aparelhos que os simulam.

10. Ter um cão

cão

O melhor amigo do homem pode ser um bom e ruidoso aliado na proteção da sua casa. Diz um assaltante que há duas coisas de que não gosta: cães a ladrar e vizinhos curiosos.

11. Cortinas

Opte por ter as cortinas fechadas se estas revelarem muito do interior. Dizem os assaltantes que, por vezes, vagueiam de dia por um bairro, espreitam o que há dentro das casas: TVs, sistemas de jogos, etc., e à noite assaltam a que lhes pareceu mais rentável.

12. Redes sociais

Se é fã das redes sociais, use-as com precaução. Evite publicar atualizações e fotos sobre a sua ausência, por exemplo durante os períodos de férias. Dizem os assaltantes que é muito fácil encontrar uma morada.

Estas são algumas dicas dadas pelos próprios assaltantes. Se quer proteger-se e à sua casa, preste ainda atenção a portas e janelas, veja se são suficientemente seguras ou se estão devidamente fechadas.

Veja também: