Segurança online: 7 dicas

Há muitas técnicas que pode implementar nas suas rotinas diárias para que não se ver numa situação mais complicada.

Segurança online: 7 dicas
Nunca se questionou tanto sobre a segurança online como hoje.

Não há nada como nos sentirmos seguros. E isso inclui também uma parte muito importante das nossas vidas: a Internet. Conheça 7 dicas para melhorar a sua segurança online.
 

7 dicas para aumentar a segurança online

 

1. Use senhas seguras

Não adianta ter instalado e sistematizado a melhor técnica de segurança do mundo se para a ativar usar uma senha insegura. Evite o primeiro nome + apelido + ano de nascimento, os números sequenciais e outras senhas simples de decifrar. Quanto mais variada for – em termos de números, maiúsculas e minúsculas  - melhor será para a segurança da sua navegação online.

 

2. Atualize os navegadores

A maioria dos navegadores avisa os seus utilizadores quando é necessária uma atualização. Confie nas máquinas e faça-as, já que a maioria das atualizações é feita por causa de problemas de segurança.

 

3. Veja onde clica

Se se vir num site cheio de links com cores diferentes ou ofertas suspeitas, saia. Uma visita a um site duvidoso pode contaminar o computador com um vírus e a sua segurança fica automaticamente debilitada.

 

4. Termine as suas sessões

É um passo simples e básico e pode evitar muitas situações constrangedoras. Pense que se lhe roubarem o computador e tiver uma data de contas abertas e à mercê dos ladrões, eles poderão ter acesso garantido e facilitado a todas as suas informações.

 

5. Utilize o Modo de Privacidade

A maioria dos navegadores oferecem essa opção que permite ao utilizador navegar na Internet sem que nenhuma informação seja salva. Se tiver que partilhar o seu computador com outras pessoas – como no trabalho – é uma ótima forma de garantir a sua privacidade.

 

6. Computadores públicos

Se sabe que um computador será utilizado por outras pessoas, não o utilize para aceder a inormações confidenciais como bancos ou sites de entidades oficiais como as finanças.

 

7. Mantenha o antivírus e o anti-spyware atualizados

É meio caminho andado para que tudo corra bem, já que é função destes dois programas protegerem o seu computador e a sua navegação online.


Veja também: