Assunção Duarte
Assunção Duarte
05 Out, 2018 - 11:00
Os 5 melhores antivírus para a sua empresa

Os 5 melhores antivírus para a sua empresa

Assunção Duarte

Trancar o escritório, instalar alarmes e cofres são práticas consideradas essenciais numa empresa. Assim deve ser encarada a utilização de um antivírus.

O artigo continua após o anúncio

Os melhores antivírus para a sua empresa devem garantir que o seu negócio está tão protegido na sua atividade online e rede de comunicação interna, como na sua existência física, caso possua instalações, frotas ou armazéns. E esses softwares devem oferecer algumas características básicas para que consiga proteger o seu negócio sem que haja contrapartidas desagradáveis.

As soluções que oferecem uma boa proteção e uma alta usabilidade (user-friendly) são as melhores opções. Isto quer dizer que o seu software antivírus deverá ser capaz não só de detetar eficazmente o malware (programa ou código malicioso) mais comum, mas também o que vai sendo constantemente criado na web, o chamado malware emergente.

Para isso é importante que esse software seja fácil de instalar, configurar e utilizar, permitindo gerir eficazmente as atualizações e as funcionalidades que melhor se adaptam ao seu negócio.

Uma boa performance, um bom suporte técnico e um bom preço são outros requisitos que deve procurar. É essencial que o seu software antivírus não torne os computadores da sua empresa demasiado lentos ao ponto de afetarem a produtividade dos seus colaboradores.

Quando escolher a sua solução de proteção, tente que o preço inclua apoio técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, porque nunca se sabe quando uma situação de emergência pode ocorrer, e tente que o pacote comprado inclua o maior número de funcionalidades possível, como a encriptação de e-mails, por exemplo. Todos os antivírus possuem pacotes específicos que se podem adequar a qualquer tipo de negócio, com ou sem atividade online.

Deixamos-lhe 5 sugestões que deve avaliar segundo os requisitos acima referidos. Aconselhamo-lo a espreitar o AV Test, que divulga os resultados dos testes feitos anualmente aos principais tipos de software antivírus existentes no mercado.

Os 5 melhores antivírus para empresas

Os X melhores antivirus para a sua empresa

1. Norton Symantec

Preço: $28 (1 licença/1 ano)

Um dos mais populares e antigos softwares antivírus destinados às empresas, que por isso mesmo facilmente se consegue articular e integrar com outros produtos especializados em segurança criados pela Symantec. Oferece protocolos de encriptação automática de e-mail compatíveis com a maioria dos softwares de e-mail. Saiba mais aqui.

O artigo continua após o anúncio

2. McAfee

Preço: desde $30.16 (1 licença/1 ano)

Este software oferece uma proteção sólida e boas características de configuração, mas é acusado de exigir alguns recursos dos dispositivos para executar as suas tarefas de scan e atualização, tornando um pouco mais lenta a performance do computador.

Se gostar das suas outras características, pode contornar a situação agendando scans para horas de pouca utilização. Os utilizadores destacam como ponto positivo o facto de não massacrar o ecrã com alertas para os chamados falsos positivos ou para o facto de detetar alguma anomalia, resolvendo o assunto sem constantes avisos de tentativa de intrusão. Saiba mais sobre esta opção aqui.

3. Avast

Preço: desde $31.99 (1 licença/1 ano)

Considerado um dos mais famosos e fiáveis antivírus da Internet, o Avast apresenta um lista de boas funcionalidades essenciais, muito fáceis de gerir, tornando-o uma das opções mais user-friendly.

Tem um senão, faltam-lhe características de segurança mais complexas que já estão disponíveis noutros programas. A destacar como ponto positivo temos o suporte técnico, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a boa taxa de deteção de vírus que costuma exibir nos testes. Saiba mais aqui.

4. Bitdefender

Preço: desde $39,99 (1 licença/1 ano)

Uma excelente opção para pequenos negócios. Este software tem tido boas classificações, quer no que diz respeito à performance quer no que diz respeito à proteção que oferece face ao malware detetado. É uma solução menos eficaz se necessitar de gerir vários dispositivos móveis ou redes mais complexas. Saiba mais aqui.

O artigo continua após o anúncio

5. Kaspersky

Preço: desde $112,49 (5 licenças + um servidor + 5 dispositivos móveis/1 ano)

Parece haver pouco a apontar a este software de origem russa, uma vez que oferece uma boa proteção sem comprometer a velocidade dos dispositivos em que está instalado.

Possui ainda uma série de características avançadas que levam mais longe a gestão da segurança da sua empresa. Uma das melhores opções que aqui apontamos, mas que exige um investimento inicial um pouco maior. Saiba mais sobre esta opção aqui.

Veja também: