Como subscrever o seguro de saúde mais barato

Poupar dinheiro é, hoje em dia, uma competência que temos de trabalhar diariamente. Saiba como subscrever o seguro de saúde mais barato e adequado para si.  

Como subscrever o seguro de saúde mais barato
Saiba como poupar sem arriscar falta de cobertura em caso de acidente

Um seguro de saúde pode fazer com que durma mais descansado, pode ajudar imenso em caso de acidente e pode, inclusive, poupar-lhe algum dinheiro. Mas, em alguns casos, especialmente quando não estamos bem informados, um seguro de saúde pode representar uma despesa demasiado elevada. Para que não tenha de colocar peso desnecessário no seu orçamento familiar, convém que saiba como subscrever o seguro de saúde mais barato.

Como subscrever o seguro de saúde mais barato em 8 passos


1. Faça mudanças na sua vida antes de olhar para o exterior

Os seus seguros de vida e saúde são diretamente influenciados pelo seu estilo de vida. Fumar, beber álcool, ter peso a mais são alguns dos fatores que vão dar origem a uma despesa mais elevada.

As seguradoras têm acesso ao seu historial de saúde e vão usá-lo nas negociações. Por isso, quer tenha alguma doença crónica, quer tenha maus hábitos, ou uma saúde física perfeita, esteja consciente de que ser saudável é uma responsabilidade que deve assumir, caso queira poupar no seguro de saúde.

2. Analise antes de fazer um contrato com a seguradora

Avalie detalhadamente as suas necessidades, faça uma boa pesquisa de mercado e, se necessário, consulte um mediador de seguros.

Não se contenha no momento de negociar e não aceite a primeira oferta que lhe colocarem à frente. As seguradoras querem o seu contrato e vão ter alguma disponibilidade para fazer encolher as propostas se se mostrar disposto a abandonar a mesa de negociações.

seguro de saude

3. Considere uma das novas seguradoras low-cost

Estas novas modalidades de negociar contratos de seguro são uma possibilidade a considerar. As seguradoras low-cost permitem que construa a sua própria cobertura através da subscrição de módulos que garantem o essencial, ou seja, o acesso básico a cuidados privados de saúde.

Os limites de capital são mais reduzidos e, habitualmente, funcionam sem necessidade de reembolso, não tendo uma franquia associada. No entanto, é importante perceber que, apesar de mais baratos, o segurado assumirá uma componente de risco maior.

4. Faça os pagamentos anualmente

Como em todos os seguros, e independentemente da cobertura que subscrever, se optar por fazer os pagamentos anualmente conseguirá poupar algum dinheiro.

Claro que nem todos têm a possibilidade de o fazer, uma vez que para pagar anualmente é preciso ter algum dinheiro disponível para poder absorver uma taxa de esforço bastante mais elevada.

5. Considere fazer o pagamento por débito direto

Verifique se existe algum benefício oferecido pela seguradora em função do pagamento por débito direto. Mesmo que não exista, se tiver um cartão de crédito com cash-back acabará por obter a devolução de uma percentagem do pagamento.

6. Tente consolidar os seus contratos de seguro

Se tentar reunir numa única empresa todos os seus contratos de seguro (multiriscos, automóvel, etc.) poderá conseguir realizar poupanças significativas. Em alternativa, pode tentar reunir os seguros de saúde dos vários elementos da sua família numa única empresa.

7. Observe com atenção a rede de prestadores da seguradora

Para que possa tomar total partido do seu contrato de seguro é preciso que a rede de prestadores da seguradora seja adequada à sua área de residência. Caso contrário, terá que suportar custos mais elevados sempre que recorrer a serviços de saúde fora da rede de prestadores.

8. Analise cuidadosamente a cláusula contratual associada à franquia

franquia é expressa em valor monetário, percentagem ou dias, e corresponde à parcela do risco que, em caso de existirem despesas de saúde, fica a cargo do titular do seguro.

Os seguros sem franquia terão um custo significativamente mais elevado. Por oposição, os seguros com franquias mais altas terão um valor de prémio significativamente mais reduzido, mas sempre que recorrer aos cuidados de saúde terá que suportar uma parte maior dos custos associados.

seguro de saude mais barato

Quais são as principais seguradoras?


Estas são as principais empresas com as quais é possível celebrar contratos de seguro de saúde:

  • Allianz;
  • AXA;
  • Fidelidade;
  • Lusitania;
  • Ocidental;
  • Tranquilidade;
  • Zurich.

Agora que está significativamente melhor informado sobre a contratação do seguro de saúde mais barato, pegue no telefone, envie e-mails e não desista até conseguir encontrar a proposta certa para si.

Veja também:

Nuno Vasques Cambra Nuno Vasques Cambra

Licenciado em Cinema e Audiovisual, aprofunda agora conhecimentos de Marketing Digital. Apaixonado pelo humor e pela escrita, desenvolve conteúdos para diferentes plataformas e trabalha como escritor freelancer.