7 sinais de que o seu cão está doente

É importante garantir que os nossos amigos caninos estão saudáveis. Confira 7 sinais que podem indicar que o cão está doente.

7 sinais de que o seu cão está doente
Os olhos dos cães dizem muito e ajudam a perceber se estão doentes

As doenças dos cães podem ter origem em vários fatores, de gravidade variável. Como os animais não têm como dizer aos donos que estão doentes (pelo menos diretamente), é importante estar atento a determinados sinais que podem indicar que o cão está doente.

Embora nem sempre seja fácil identificar se o seu cão está doente, existem sintomas, alguns deles básicos e facilmente reconhecíveis – especialmente se conhecer bem o seu animal de estimação –, que devem deixar os donos alerta e levá-los a recorrer à ajuda de um veterinário.

Confira 7 sinais que podem indicar que o seu cão está doente.

“O meu cão está doente?” Esteja atento aos sinais

1. Mau hálito ou saliva excessiva

Estes dois sintomas podem estar associados a problemas dentários. Verifique se o seu cão está com dificuldades em mastigar ou está sensível ao toque no focinho. O mau hálito associado a sangue nas gengivas pode indiciar uma doença periodontal.

2. Aspeto exterior do cão

É muito provável que o seu cão esteja doente se apresentar aparência anormal, concretamente pele irritada, queda anómala de pelo e/ ou comichão persistente. Estes sintomas podem estar relacionados com infeções parasitárias ou alergias.

3. Alterações comportamentais

Como referido anteriormente, quanto melhor conhecer o seu animal de estimação mais facilmente identificará os sinais que demonstram que pode estar doente. Alterações comportamentais sem explicação podem indicar algum problema com o cão, nomeadamente aumento ou diminuição do apetite e/ou sede, aumento ou diminuição de energia e irritação ou agressividade ao ser acariciado em determinado local (provavelmente o local ferido ou onde sente a dor). Nestas situações, consulte o veterinário.

cao doente

4. Pelo com aspeto pouco saudável

O pelo do cão deve ser forte e brilhante. Além das quedas sazonais de pelo (mais ou menos acentuadas consoante a raça do animal), a queda excessiva de pelo, pouco brilho, aspeto áspero ou peladas, por exemplo, devem ser considerados sinais de alerta. O problema pode estar na alimentação (ração), parasitas, alergias ou outras questões associadas à pele.

5. Febre

Como nas pessoas, as temperaturas altas indicam que o cão está doente. Sintomas como a atitude amorfa (sem vontade de brincar ou passear) ou falta de apetite podem indicar febre, associada a alguma infeção.

6. Diarreia ou urina com sangue

As fezes são um indicador importante para se perceber se o cão está doente. Fezes pouco sólidas ou demasiado escuras, com sangue, urina com sangue ou com odor exagerado, urinar excessivamente…são tudo sinais a que deve estar atento. Se persistirem, particularmente se tiver sangue na urina ou fezes, consulte um veterinário o mais rápido possível.

7. Vómitos

É certo que os vómitos ocorrem mais facilmente nos caninos, mas se forem frequentes ou sucessivos, estiverem associados a uma diarreia ou febre, com sangue no vómito, então deve levar o seu cão ao veterinário de imediato.

Veja também: