Publicidade:

7 sinais que vai perder o emprego

Sente que o seu dia a dia no trabalho já não é igual e que poderá ser despedido em breve? Consiga identificar os sinais que vai perder o emprego.

7 sinais que vai perder o emprego
Saiba como identificar os sinais de que está prestes a ser demitido

Os sinais que vai perder o emprego ajudam a antecipar o fim de um percurso profissional. Para não se deparar com essa realidade de forma inesperada, é importante conseguir identificá-los e usá-los em seu benefício. Descubra 7 sinais que indicam a situação de um possível despedimento.

Sinais que vai perder o emprego: identifique 7 possíveis situações


demissao

1. Redução de Tarefas

Se, de repente, deixou de ter tarefas para executar, tente entender se é uma situação pontual relacionada com o volume de trabalho da empresa, ou se, por outro lado, as suas funções estão a ser delegadas para outras pessoas. Se o seu caso for esta última situação, o mais provável é que o seu futuro na empresa esteja comprometido e que este seja um dos sinais que vai perder o emprego.

2. Avisos de chefias

Tenha cuidado se os seus superiores hierárquicos o chamam constantemente à atenção sobre as suas tarefas e lhe indicam que deve melhorar o seu desempenho. Isto significa que, o seu trabalho se posiciona aquém das expectativas para a sua empresa e que o seu emprego está por um fio.

3. Situação financeira da empresa

Se começam a existir frequentemente reuniões para abordar a situação financeira da empresa e para discutir o orçamento de que esta dispõe, provavelmente, aproxima-se uma situação de crise que poderá resultar em cortes salariais ou possíveis despedimentos.

4. Rotação de colaboradores

A entrada e saída de profissionais na empresa começou a tornar-se cada vez mais frequente. Isto traduz-se numa maior rotatividade de postos de trabalho e a garantia de renovações contratuais fica comprometida, independentemente do desempenho profissional de cada trabalhador.

5. Corte nos recursos

O corte no orçamento, em regalias e no acesso a ferramentas que garantem a eficácia do seu trabalho e da sua produtividade, podem ser sinais de que vai perder o emprego. Estes sinais indicam que, o seu papel na empresa já não é visto com a mesma relevância e que possivelmente em breve será dispensado.

6. Exclusão

Se começou a ser excluído das reuniões do seu departamento, de novos projetos ou até de convívios entre os colaboradores da sua empresa, saiba que estes podem ser fortes indícios de que o seu emprego tem os dias contados.

Tente perceber o que deu origem a esta mudança, demonstre a sua disponibilidade e contribua mais ativamente dentro da empresa. Esta atitude poderá mudar a perceção que a empresa e os outros têm de si e do seu desempenho, e possivelmente salvar o seu posto de trabalho.

7. Sobrecarga de trabalho

Se lhe são atribuídas demasiadas tarefas e a realização do seu trabalho se tornou uma missão impossível, entenda que essa situação pode ser mais um dos sinais de que vai perder o emprego. A sobrecarga de funções, com imposição de metas e prazos inatingíveis, pode ser propositada, com o objetivo do seu trabalho ser assumido como um fracasso e assim, o seu empregador conseguir justificar a necessidade da sua demissão.

Conseguir identificar os sinais que vai perder o emprego, permite-lhe atempadamente tentar reverter a situação ou procurar uma nova oportunidade profissional.

Mas, lembre-se que nunca deve viver demasiado ansioso com a possibilidade de uma eventual demissão. Deve agir consoante o que a realidade laboral lhe transmite e dar o melhor de si todos os dias enquanto profissional.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.