As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

4 sobremesas com gelatina para miúdos e graúdos

Sobremesas com gelatina? Adoramos! Frescas, simples e económicas, abrilhantam qualquer festa sem esforce. Experimente.

4 sobremesas com gelatina para miúdos e graúdos
Receitas para todos os gostos

Se aí por casa são fãs de sobremesas com gelatina, sugerimos quatro receitas diferentes de inspiração francesa, americana, italiana e, claro, uma sugestão portuguesa. Se está sem ideias para finalizar um jantar, sobremesas com gelatina são sempre uma boa opção apreciada pela grande maioria dos comensais. 
 

4 sobremesas com gelatina frescas e baratas 


Sobremesa de morangos e pretzels

morangos

Ingredientes para a base
2 chávenas de pretzels esmagados 
3/4 chávena de manteiga derretida
3 c. de sopa de açúcar


Ingredientes para o recheio
2 chávenas de chantilly
1 pacote de queijo creme - à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar


Ingredientes para a cobertura
2 pacotes de gelatina de morango 
2 chávenas de água a fervr
800 g morangos em fatias


Modo de preparação
Numa tigela, misture os pretzels, a manteiga e o açúcar. Coloque a mistura, pressionando bem, numa forma com fundo amovível. Leve ao forno a 180 graus, por 10 minutos. Deixe arrefecer. Para fazer o recheio, bata o queijo creme e o açúcar até obter uma textura suave e cremosa. Espalhe por cima da base de pretzels e leve ao frigorífico até solidificar.

Para a cobertura, dissolva a gelatina a água a ferver e misture os morangos na mistura. Coloque por cima do recheio e leve ao frio até solidificar. Para decorar e servir, pode colocar uma colherada de recheio e um pretzel.
 

Bolo charlotte de framboesa

bolo

Ingredientes para a mousse de framboesa
2 1/2 chávenas de framboesas congeladas
1/2 chávena de açúcar granulado
2 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de sopa de gelatina sem sabor
3 chávenas de natas para bater
6 c. de sopa de açúcar em pó


Ingredientes para o bolo
4 ovos grandes - à temperatura ambiente
2/3 chávena de açúcar
2/3 chávena de farinha peneirada
1/4 c. de chá de fermento em pó peneirado
1 pacote de biscoitos de champanhe
4 c. de sopa de copota de framboesa


Ingredientes para o xarope
1 chávena de água morna
1 c. de sopa de suco de limão
1 c. de sopa de açúcar


Ingredientes para decorar a charlotte
1 chávena de framboesas frescas 
Folhas de hortelã para guarnecer


Modo de preparação
Comece pela calda de framboesa: numa panela média, misture as framboesas e o açúcar. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até obter uma consistência de geleia. Retire do lume e passe num coador, pressionando a fruta com uma colher para extrair todo o sumo de framboesa. Adicione duas colheres de sopa de sumo de limão e uma colher de sopa de gelatina e leva a lume médio até a gelatina dissolver. Deixe arrefecer.

Para o bolo, forre uma forma sem buraco (22 cm) com papel de cozinha untado com manteiga e aqueça o forno a 180 graus. Com a batedeira no máximo, bata os ovos durante um minuto e adicione, aos poucos, o açúcar e bata durante 7 minutos até que a mistura quadriplique o volume.

Envolva a farinha e o fermento nesta mistura, em duas adições - vá até ao fundo da taça para não ficar com grumos. Leve ao forno, 35 minutos, a 180 graus. Quando retirar o bolo do forno, retire-o da forma e transfira para uma grade para arrefecer. Quando frio, divida em duas metades.

Forre uma forma sem fundo amovível com película transparente. Faça uma espécie de ranhura numa metade do bolo, com cerca de 1 cm, à volta do bolo e corte as bases dos biscoitos na mesma medida. Coloque esta metade do fundo do bolo e os biscoitos à volta. Barre o bolo com 1/3 do xarope e os biscoitos com outro 1/3 do xarope.

Agora, bata as natas com o açúcar até obter chantilly, Reserve 1 ½ de chávena num saco pasteleiro e guarde no frigorífico para decorar. De seguida, envolva, as poucos, a calda de framboesa nas natas e já tem a sua mousse. Espalhe metade da mousse sobre o bolo, cubra com a segunda camada do bolo, barre com 1/3 do xarope e por cima a restante mousse. Com o saco de pasteleiro decore com o chantilly e finalize com as framboesas frescas e as folhas de hortelã.
 

Gelatina de tangerina e especiarias

especiarias

Ingredientes 
7 dl sumo de tangerina
2 dl água
20 g  gelatina neutra em pó
80 g mel
1 c. de chá de sementes de anis 
1 pau de canela


Modo de preparação
Num tacho, coloque, o  2 dl do sumo da tangerina, a água, a canela, o mel e as sementes. Leve ao lume e deixe ferver, em lume médio, durante 1 a 2 minutos. Passe por um coador. Dissolva a gelatina no restante sumo. Junte as misturas, mexa bem e coloque numa forma. Leve ao forno, pelo menos, quatro horas antes de servir.
 

Panacota de de mel

panacota

Ingredientes para a panacota
4 c. de sopa de leite
2 ¼ c. de chá de gelatina incolor em pó
2 chávenas de natas
1 fava de baunilha - raspa
1/3 chávena de mel
1/3 chávena de açúcar 
2 c. de chá de sumo de limão
2 chávenas de iogurte grego


Ingredientes para a cobertura 
1 c. de chá de gelatina
2 c. de sopa de água
1/3 chávena de mel
1 chávena de água


Modo de preparação
Coloque o leite em uma tigela pequena e polvilhe com a gelatina, mexa e deixe descansar durante 5 minutos. Misture as natas com as sementes de baunilha, o mel e o açúcar numa panela média e leve a ferver. Deixe arrefecer. Junte a mistura de gelatina e misture até dissolver. Adicione o sumo de limão e mexa. Junte o iogurte e mexa. Divida a panacota em taças, sem encher, e leve ao frigorífico durante 3 horas.

Quando a panacota estiver mais firme, faça a cobertura. Misture as duas colheres de água e a gelatina. Reserve por 5 minutos. Misture a chávena de água com o mel e leve a ferver, mexendo sempre. Retire do lume mas deixe continuar a cozinhar por alguns segundos. Adicione a mistura de gelatina e mexa para dissolver bem.

Divida a cobertura pelas taças e leve ao frio, pelo menos, uma hora. Decore com fios de açúcar ou amêndoas tostadas.

As receitas de sobremesas com gelatina foram retiradas das páginas Taste of Home, Natasha’s Kitchen, Cinco Quartos de Laranja e Tidy Mom, respetivamente.
Veja também: