AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Subir na carreira: o que fazer?

Se quer subir na carreira, veja aqui algumas dicas que o podem ajudar a preparar a sua ascensão profissional. Saiba mais.

Subir na carreira: o que fazer?
O sucesso profissional pode ser feito de muitos fatores, mas qualquer profissional tem uma ambição natural de subir na carreira.

Quem nunca quis subir na carreira que levante o braço!

Pois, provavelmente ninguém o fez, porque na verdade ser ambicioso faz parte da natureza de qualquer bom profissional. Aliás, há mesmo quem defenda que ter ambição profissional é uma das características essenciais para quem trabalha para ser bom em termos profissionais, já que funciona como um fator motivador.

Mas subir na carreira não é algo que aconteça do nada, embora a progressão possa chegar quando menos espera. Cabe-lhe a si, no entanto, trilhar o caminho do sucesso.


Dicas para subir na carreira 

Se lhe prometerem uma "receita milagrosa" ou "instantânea" para subir na carreira, não acredite. Elas não existem. Mas o que existe certamente é um trabalho contínuo da sua parte que estará sob a análise atenta das suas chefias e que (chegada a hora certa) lhe pode valer a tão desejada promoção profissional.

Embora não tenhamos a tal “receita mágica”, temos no entanto, algumas dicas que o podem ajudar a preparar a sua progressão profissional. 

1. Seja ambicioso

Pode parecer redundante, mas nunca é demais lembrar que um pouco de ambição (q.b.!) nunca fez mal a ninguém. Mostre atitude e personalidade, estabeleça objetivos para a sua carreira e trabalhe e esforce-se para alcançar essas metas.

2. Trabalhe o seu networking

Já aqui falamos da importância do networking para uma carreira de sucesso. Crie uma boa lista de contactos que possam ser uma mais-valia para si em termos profissionais. Quer seja para encontrar um novo emprego ou para ser promovido no seio da empresa onde trabalha, os seus contatos podem ser uma forma de valorização aos olhos das chefias.

3. Seja proactivo

Aqui está algo que lhe é pedido logo na fase de recrutamento. Agora pense: se lhe é pedida proatividade quando ainda é apenas um candidato, o que acha que lhe é exigido numa fase mais avançada da sua carreira?! Ora nem mais, é mesmo isso. Para quem quer subir na carreira é fundamental que esteja sempre um passo à frente e esteja preparado para dar mais do que o esperado.

4. Aceite a mudança

O mundo está em constante evolução. Para subir na carreira é fundamental que reconheça e aceite esse facto. Mantenha a mente aberta e os horizontes alargados, desta forma vai estar mais predisposto a aceitar novos desafios com uma atitude positiva.

5. Faça “jogo limpo”

Regra básica: ser ambicioso sim, mas com limites. Perante um mercado tão competitivo é perfeitamente normal que se queira destacar, mas lembre-se que o deve fazer de forma correta. Não se torna o melhor por “passar por cima” da concorrência, mas por ser mais competente que os demais.

Também lhe pode interessar: 5 Maneiras de obter sucesso profissional rapidamente.

O seu sucesso começa agora!

Se quer subir na carreira deve focar-se nesse objetivo. A possibilidade de progressão não está ao seu alcance apenas quando “abre uma nova vaga”. Pelo contrário, o seu crescimento profissional faz-se todos os dias. Sendo o melhor na sua área de atividade ou nas suas funções vai com certeza chamar a atenção das suas chefias ou novos e potenciais empregadores, para uma proposta de emprego “melhorada”.

Lembre-se: o seu percurso profissional depende de si e do que pretende para a sua carreira. E o caminho para o sucesso faz-se caminhando.


Veja também: