ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Reis
Catarina Reis
20 Abr, 2021 - 14:43

Mudar de emprego em 2021: o que mudou e como agir

Catarina Reis

As mudanças profundas sofridas nos últimos tempos no mercado de trabalho e a sua relação com a necessidade de mudar de emprego.

pessoa a analisar cv para mudar de emprego

As razões para mudar de emprego podem ser mais do que muitas, como, por exemplo, sentir que a sua carreira está estagnada ou que o seu potencial não está a ser completamente aproveitado na posição que ocupa na empresa. 

A pandemia, ao mexer com tantos postos de trabalho, colocando muitos deles em causa, temporária e/ou indefinidamente, levou a que muita gente considerasse mudar de emprego a curto prazo.

Mas em que sentido é que o paradigma de mudar de emprego realmente mudou?

Mudar de emprego em 2021: há mudança de paradigma?

Segundo um estudo levado a cabo pela Kaspersky, 35% dos trabalhadores pensam em mudar de emprego nos próximos 12 meses. O aspeto mais importante para quem deseja mudar de emprego agora é, mesmo em tempo de pandemia, o financeiro. Assim, 49% deseja mudar de emprego para receber um salário mais elevado. 

Logo a seguir, a principal razão é manter um equilíbrio justo entre o trabalho e a vida pessoal. Ora, isto não será alheio os tempos em que vivemos, particularmente o teletrabalho, que fez com que passar mais tempo em casa com a família levasse a que os trabalhadores quisessem continuar a beneficiar deste fator tão importante.

Se já decidiu que a melhor opção é mudar de emprego, não deixe de fazer um plano de carreira. Tenha a certeza da sua vocação, não deixe de apostar na formação e atualize o seu currículo.

Para além disso, inscreva-se em portais de emprego e tente estabelecer contactos com empresas ou recrutadores com oportunidades em aberto na área que pretende.

Mudar de emprego implica deixar um trabalho e encontrar um novo. Ainda que não haja uma receita milagrosa para encontrar um novo emprego, há formas de o fazer melhor. Uma procura de trabalho ativa não é apenas responder a ofertas de emprego. É necessário dedicação e planeamento, mesmo numa altura de alguma emergência, como o que vivemos agora.

Continue a ler e conheça as nossas dicas para conseguir melhores resultados na sua procura para mudar de emprego em 2021.

O que motiva e significa mudar de emprego

Abraçar novos desafios

O sentimento de realização pessoal é algo que todos nós ambicionamos atingir a dada altura nas nossas vidas.

Para muitas pessoas, é essencial sentirem-se constantemente estimuladas e desafiadas criativamente e é, muitas vezes, nesta mudança de emprego que conseguem visualizar a resposta para essas necessidades.

Acesso a novas experiências e competências profissionais

Esta é uma das grandes vantagens de mudar de emprego. É normal que sinta uma enorme necessidade de estar constantemente atualizado sobre as últimas tendências do mercado em que se encontra a trabalhar.

Por esse mesmo motivo, os profissionais aumentam o seu leque de competências, o que acaba por fazer com que tenham acesso a novas experiências e permitir assim um crescimento profissional.

Nunca se esqueça que os novos desafios profissionais que o fazem sentir mais estimulado a nível criativo podem, muitas vezes, ser a chave para a sua felicidade no trabalho.

Mudar de emprego pode significar melhores condições

Todos sabemos que o dinheiro não é tudo, mas se conseguirmos juntar um bom salário a um trabalho que realmente gostamos de desenvolver, certamente que a satisfação será maior.

Além disso existem outras condições e benefícios como horários flexíveis, acesso a ginásios, seguros de saúde, acesso a formação na sua área ou creches/vales de educação, que podem ser aspetos com bastante relevância na hora de decidir mudar de emprego.

Oportunidade de mudança para uma área diferente

A dada altura da nossa vida pode existir uma necessidade de mudança de área de trabalho. Isto é, se sentir que precisa de mudar para uma área um pouco diferente e mais do seu agrado, então a mudar de emprego pode trazer esta vantagem.

Mudar de emprego em 2021: dicas para melhorar a sua estratégia

1

Dê prioridade às oportunidades de trabalho remoto

Não adianta fingir. A maior parte das pessoas deseja poder trabalhar a partir de casa, ou remotamente. Se não for a tempo inteiro, pelo menos a tempo parcial. Dificilmente muitas empresas irão abdicar de recorrer ao teletrabalho, depois de perceberem as vantagens que traz.

Assim, interiorize este novo paradigma e não tenha receio de o colocar em cima da mesa ao seu novo chefe. Se o seu sonho é trabalhar remotamente, está na altura de o conseguir.

2

Trabalhe a sua rede de contactos, não use apenas os meios tradicionais

Todos procuram emprego através de anúncios em redes sociais e sites de emprego. No entanto, muitas contratações são feitas por recomendação e nem sempre as empresas publicam as vagas. Isto sem esquecer que estes anúncios são visualizados por milhares de candidatos.

Por isso, ter uma boa estratégia de networking pode ser a resposta para uma carreira de sucesso. Mesmo que não seja feita uma recomendação, através desses contactos, quando surgir alguma oportunidade provavelmente será um dos primeiros a saber.

Se descobriu a empresa que combina consigo, não se apresente apenas através de um currículo. Aumente a sua rede de contacto e faça a sua apresentação através de alguém que já trabalhe nessa empresa.

3

Use as redes sociais

Melhore o seu perfil do LinkedIn, tenha um perfil completo. Já são vários os recrutadores que recorrem a essa rede e, por isso, mantenha-o sempre atualizado. E não descure o seu perfil do Facebook ou conta de Instagram.

4

Aposte num currículo criativo

Utilize um currículo criativo nas suas candidaturas e faça-o sobressair de entre todos os currículos recebidos pelo recrutador. Tenha cartões de visita, crie portfólios online.

Para além disso, outra forma de fazer sobressair o seu currículo é criar diferentes versões que se adaptem a diferentes ofertas de emprego e empresas.

É extremamente importante que o currículo não tenha erros ortográficos ou gramaticais. O ideal é que o currículo seja o mais claro e coerente possível. E claro, mantenha o seu CV sempre atualizado, mesmo estando empregado.

5

Faça o follow-up da candidaturas

Faça o acompanhamento das sua candidatura. A realidade é que escrever um email curto pode fazer a diferença entre ser ou não contratado. Nestes contactos de follow-up, reafirme sempre o seu forte interesse no cargo.

6

Procure as áreas com mais oportunidades no momento

Muitas empresas fecharam ou reduziram o negócio, mas muitas outras continuam a ter procura, como supermercados, armazéns, logística, indústria, manutenção, ajudantes familiares, etc. Estas podem, talvez, ser boas opções para quem pretende mudar de emprego. Para além disso, sabe-se que estão a contratar com mais frequência.

Pode procurar ofertas de emprego e fazer candidaturas online em websites de ofertas de emprego. Veja, por exemplo, o site do IEFP –Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Para além disso, investigue as empresas de colocação como a Adecco, Egor, Multipessoal, Ranstad, Talenter, entre outras.

Mudar de emprego: mantenha a sua procura de emprego ativa

Mesmo que não obtenha respostas tão cedo como queria, não desista e mantenha-se ativo na sua procura por um novo emprego.

Reveja periodicamente as suas candidaturas, verifique se há elementos a melhorar ou se existem erros e, com base nesta análise, faça as alterações e correções necessárias.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].