Inês Silva
Inês Silva
11 Fev, 2024 - 13:03

Empresas que estão a contratar: faça a sua candidatura

Inês Silva

Há empresas que estão a contratar em Portugal. Saiba quais as oportunidades de emprego em aberto e como se pode candidatar.

Apesar de alguns desafios e incertezas no mercado de trabalho, a tendência de recrutamento, sobretudo em áreas específicas, continua e há empresas que estão a contratar. Continue a ler e conheça as várias oportunidades de emprego em aberto e candidate-se.

Apesar do abrandamento geral nas ofertas disponíveis e contratações, os setores das Tecnologias da Informação, Serviços de Comunicação e Transportes, Logística e Automóvel apresentam as previsões mais otimistas, indicando uma procura contínua por talento especializado nestas áreas.

No entanto, importa referir que continuam as dificuldades para as empresas em captar e reter talento especializado, especialmente em áreas com uma procura elevada de mão de obra qualificada. As soft skills são também cada vez mais valorizadas pelos empregadores.

Por isso, se está à procura de emprego, é importante destacar tanto as suas competências técnicas quanto as soft skills no seu currículo. E, se for caso disso, num mundo altamente tecnológico como o atual, torna-se crucial aperfeiçoar as suas competências – upskilling – e, em alguns casos, aprender novas – reskilling – para se adequar às necessidades de procura do mercado de trabalho.

Empresas que estão a contratar

L’Oréal Portugal com candidaturas abertas para estágios

A L’Oréal tem em aberto candidaturas para estágios de 12 meses, dirigido a estudantes universitários e jovens recém-licenciados nas mais diversas áreas. O prazo para candidaturas termina em junho e há vagas de estágio em várias áreas, nomeadamente, Brand Activation, Supply Chain, Comunicação, Recursos Humanos, Jurídico e Digital Activation.

Os interessados podem saber mais sobre este programa de estágios aqui!

Emirates vai recrutar tripulantes de cabine em Portugal

A Emirates, companhia aérea do Dubai, regressa a Portugal para nova ação de recrutamento de tripulantes de cabine. Os Open Days realizam-se em quatro cidades portuguesas e terminam a 22 de fevereiro.

A ação de recrutamento arrancou a 11 de fevereiro, em Coimbra, seguindo a no dia 13 para Braga. No dia 20 de fevereiro, o Open Day da Emirates é em Lisboa, no DoubleTree by Hilton. No Porto, vai ser a 22 de fevereiro, no Hilton Porto Gaia.

Os candidatos podem submeter uma candidatura online, o curriculum vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente, mas também podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente.

Todos os requisitos e informações sobre o processo de seleção podem ser consultados aqui.

Parlamento Europeu está a recrutar Técnicos e Especialistas para Segurança das Tecnologias da Informação e Comunicação

O Secretariado do Parlamento Europeu está a receber candidaturas para constituição de reserva de Técnicos e Especialistas para a área de Segurança das Tecnologias da Informação e Comunicação. O prazo para candidaturas termina a 22 de abril.

Os interessados devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia (UE), ter licenciatura, bem como bons conhecimentos de uma língua da UE e conhecimentos de outra, sendo que inglês ou francês são necessários. Também devem ter experiência profissional relevante. As áreas de conhecimento abrangem assuntos europeus, comunicação, internet, jornalismo, Media, publicações digitais, redes sociais.

O local de trabalho divide-se entre Bruxelas, Bélgica e Luxemburgo. Mais informações aqui!

Pepco está a recrutar para loja a abrir na Guarda

A Pepco, low cost polaca, abriu a primeira loja em Portugal, em maio do ano passado, no Coimbra Retail Park. Atualmente, já tem 14 lojas espalhadas pelo País, em cidades como Porto, Lisboa, Braga, Aveiro e Albufeira.

Este ano, a primeira abertura da marca vai ser na Guarda e já está a ser feito o recrutamento para a nova loja que, no entanto, não foi revelada ainda a data de inauguração e localização.

Para saber mais sobre as várias oportunidades, clique aqui!

PSP tem concurso aberto para novos agentes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem em aberto procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento para a admissão ao Curso de Formação de Agentes (CFA) destinado ao ingresso na carreira de agentes de polícia da Polícia de Segurança Pública (PSP). O prazo para candidaturas termina a 27 de fevereiro.

A idade mínima para ingresso é 18 anos e, a idade máxima, 30 anos à data da abertura do concurso; na data de candidatura os proponentes poderão encontrar-se a frequentar o 12.º ano de escolaridade. Para conhecer outros requisitos e candidatar-se, clique aqui!

Open Day de recrutamento Golden Club Cabanas

O Golden Club Cabanas, aparthotel no Algarve, está a preparar um Open Day de Recrutamento, a decorrer nos dias 19 e 20 de fevereiro, entre as 11h e as 20h, no Golden Club Cabanas, em Cabanas de Tavira. Há vagas para receção, restaurante, bar ou animação.

Os interessados podem inscrever-se ou saber mais informações aqui!

Força Aérea Portuguesa com concurso para oficiais e praças

A Força Aérea Portuguesa abriu concurso para as categorias de Oficiais e Praças em Regime de Contrato. As candidaturas estão abertas até 21 de março e a concurso estão 458 vagas para psicólogos; engenheiros; controladores aéreos; mecânicos; relações públicas; informáticos; polícias; cozinheiros; músicos; condutores; bombeiros; gestores de recursos humanos; enfermeiros; auxiliares de saúde, entre outros.

O Curso de Formação de Oficiais destina-se a jovens, entre os 18 e os 27 anos, que tenham concluído uma licenciatura ou mestrado. Já o Curso de Formação de Praças destina-se a jovens entre os 18 e 24 anos que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade.

Para mais informações, clique aqui!

Outras empresas que estão a contratar

  • Tivoli Hotels & Resorts: acontece, até 17 de Fevereiro, uma ação de recrutamento no Algarve para preencher 500 vagas nos seus hotéis e resorts em Portugal. A Tivoli Talent Tour vai percorrer o Algarve em busca de novos talentos para diferentes funções em áreas como alojamento, alimentação e bebidas, manutenção, vendas e SPA;
  • Sword Health: a empresa responsável por criar a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas está a reforçar a sua equipa global e pretende recrutar 120 profissionais, dos quais 70 em território nacional, onde tem escritórios no Porto e em Lisboa;
  • Clan: 50 vagas para técnicos de manutenção para empresas que estão a contratar em diferentes pontos do país. São procurados profissionais com experiência em áreas como elétrica, mecânica ou de AVAC para integrar projetos com continuidade em empresas de referência nos setores de indústria, construção, energias, entre outros;
  • Hotéis Jupiter: o Jupiter Marina Hotel – Couples & Spa, em Portimão, e o Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun, em Albufeira, estão a preparar a reabertura para 15 de março com a realização de um Open Day de recrutamento que acontece a 16 de fevereiro, das 10h às 13h no Jupiter Albufeira Hotel. São várias as oportunidades em aberto nas variadas áreas tais como receção, housekeeping, bar, restaurante, cozinha, SPA e manutenção. Para participar, envie o seu CV por email para [email protected] ou [email protected];
  • Grupo Lusíadas Saúde: o grupo do setor da saúde está a recrutar para os Clusters Norte, Lisboa e Algarve, e tem dezenas de oportunidades em aberto. Há oportunidades para enfermeiros e enfermeiros especialistas, bem como para técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, rececionistas, auxiliares de ação médica, entre outras oportunidades;
  • IKEA: a multinacional sueca de produção e venda a retalho de mobiliário está a recrutar para diferentes funções, part-time e full-time, em Paços de Ferreira, Braga, Loures e Almancil;
  • Mercadona: a cadeia espanhola de supermercados já está a contratar para as novas lojas a abrir este ano, nomeadamente em Oliveira de Azeméis, Porto, Coimbra, Guarda, Évora e Leiria. Há também processo de recrutamento aberto para o futuro Bloco Logístico de Almeirim, que estará operacional em meados de 2024;
  • Bolsa de Empregabilidade: estão agendadas para este ano, em todo o território nacional, cinco Feiras de Emprego do sector do Turismo. As próximas feiras decorrem a 20 de Fevereiro, na Arena d’Évora, 1 de Março, na Sala Tejo do Altice Arena, 12 de Março, no Palácio da Bolsa no Porto, e a 16 de abril, no Convento de São Francisco em Coimbra;
  • Feira de Emprego e Carreiras Azuis: no próximo dia 7 de março, realiza-se no Porto, a Feira de Emprego e Carreiras Azuis que se destina a todos os profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nos vários setores de atividade da economia azul, como cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca, aquicultura, biotecnologia, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade. A participação é gratuita, mas deve ser feita a inscrição;
  • KWAN: a consultora portuguesa de IT especializada em outsourcing e nearshoring de perfis tecnológicos está a recrutar para reforçar e criar mais equipas de gestão. O recrutamento é já para 2024;
  • 15.ª edição da Qualifica: a feira de educação, formação, juventude e emprego, vai realizar-se entre os dias 6 a 9 de março de 2024, na Exponor, e a temática será a era da Inteligência Artificial (IA) e impacto crescente na educação, mercado de trabalho e no dia a dia;
  • Brighten Consulting: a empresa de consultoria empresarial, pretende contratar 40 consultores em 2024 para o mercado português e alemão. O objetivo reforçar todas as áreas de atuação, como especial foco em consultores de implementação de soluções de gestão empresarial (ERP), de Business Inteligence (BI), de automação de processos (RPA) e de desenvolvimento à medida;
  • Lidl: a cadeia de retalho alemã quer recrutar 30 gestores de loja até março de 2024. Os candidatos selecionados vão ter direito a contrato de trabalho sem termo, formação contínua e seguro de saúde. Há vagas disponíveis para as lojas dos distritos de Aveiro, Almada, Leiria, Lisboa, Quarteira, Santarém, Seixal, Setúbal, Viana do Castelo, Vendas Novas e Viseu;
  • OIT: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem uma nova página para recrutamento, ILO Jobs, onde podem ser consultadas as ofertas de emprego na OIT , bem como as informações sobre as diferentes vagas e processos de recrutamento para candidatos externos, incluindo consultores e estagiários;
  • Decathlon: a cadeia de lojas de desporto vai abrir, até ao final do ano, uma nova loja no Porto e já iniciou o processo de recrutamento para 50 vagas de emprego. A nova loja vai localizar-se na antiga fábrica do cobre, na Circunvalação, no Porto. Analista de cibersegurança, operadores logísticos, vendedores e líderes de loja e logística são algumas das oportunidades em aberto;
  • Stellaxius: a consultora portuguesa especializada em soluções Salesforce e MuleSoft tem 7 vagas de emprego disponíveis e pretende ultrapassar os 200 colaboradores até 2025;
  • VIA Outlet: Freeport Lisboa Fashion Outlet e o Vila do Conde Porto Fashion Outlet lançaram uma plataforma de recrutamento para as marcas parceiras com lojas dos respetivos centros comerciais. A plataforma My Jobs está disponível em versão web e app e basta ao utilizador registar-se para ter acesso às ofertas de emprego ativas;
  • Nokia: tecnológica vai instalar novo centro de investigação e desenvolvimento em Portugal, centrado em tecnologia para suportar as redes móveis 5G em Portugal e lançar as bases futuras para o 6G. A empresa prevê criar 100 postos de trabalho nos próximos dois anos.
  • Amgen Capability Center Portugal: biofarmacêutica pretende continuar a reforçar os seus quadros em Portugal, prevendo contratar até 300 pessoas durante os próximos dois anos.

Estas são as empresas que estão a contratar atualmente em Portugal. Se está à procura de uma oportunidade, faça a sua candidatura através dos links.

Veja também

Artigos Relacionados