ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Inês Silva
Inês Silva
07 Set, 2021 - 14:03

Conheça os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa

Inês Silva

Saiba quais são os países e confira os valores correspondentes ao salário mínimo mais alto da Europa.

Salário mínimo mais alto da Europa

Portugal encontra-se entre os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa. Recorde-se que, nos últimos 20 anos, o salário mínimo nacional aumentou quase todos os anos. Somente entre 2011 e 2014, ou seja, durante os anos do resgate, o valor de referência não sofreu qualquer tipo de alteração.

Nos dois últimos anos, e apesar da pandemia COVID-19 e do seu inevitável impacto na economia e no mercado de trabalho, o salário mínimo nacional aumentou, em 2020, de 600 euros para 635 euros e, em 2021, aumentou para 665 euros.

No entanto, quando olhamos para outros países da União Europeia, a retribuição mínima praticada em Portugal aparece a meio da tabela, longe dos 332 euros mensais da Bulgária e bem longe dos 2.202 euros fixados no Luxemburgo.

Salário mínimo mais alto da Europa: salário mínimo na UE

salário notas euro

Não se pode afirmar que haja um equilíbrio consistente entre os salários mínimos praticados nos países da União Europeia (UE), como podemos avaliar na nota estatística divulgada, em fevereiro de 2021, pelo Eurostat, sobre os 21 dos 27 Estados-membros da União Europeia que têm fixados salários mínimos nacionais.

A discrepância entre os países de topo e os países mais ao fundo da lista das retribuições salariais mínimas ainda é bastante acentuada – o montante do salário mínimo nos vários países é muito variável, podendo oscilar entre os 332 euros (na Bulgária) e os 2.202 euros por mês (no Luxemburgo), em janeiro de 2021.

Portugal tem o 10.º salário mínimo mais elevado entre 21 países, considerando as estatísticas sobre o salário mínimo publicadas pelo Eurostat.

Antes de revelarmos, então, a lista dos 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa, é importante ainda referir que os salários mínimos são normalmente apresentados sob a forma de valor do salário mensal para os ganhos brutos.

Ou seja, antes da dedução do imposto sobre o rendimento e das contribuições para a Segurança Social devidas pelo trabalhador, sendo que estas deduções variam de país para país.

Vamos então conhecer a lista dos países com o salário mínimo mais alto da União Europeia.

Os 10 países com o salário mínimo mais alto da Europa

1

Luxemburgo

No 1º lugar da lista dos países com o salário mínimo mais alto da Europa está o Luxemburgo. Por mês, os trabalhadores ganham, pelo menos, 2.202 euros brutos. O aumento passou a valer no início de 2021.

2

Irlanda

No segundo lugar da lista mantém-se a Irlanda, com o valor a situar-se nos 1.724 euros por mês.

Atualizado no início de 2021, o salário mínimo da Irlanda é atribuído por hora. Por lei, os trabalhadores devem receber, pelo menos, 10,20 euros/hora, o que dá uma média de 1.724 euros por mês para quem trabalha as 40 horas semanais.

3

Holanda

A medalha de bronze continua nas mãos da Holanda, sendo a retribuição mínima mensal de 1.685 euros neste país.

Em relação ao ano anterior, pode verificar-se uma subida de 43 euros. A Holanda continua a ser uma das maiores economias europeias e um dos dez países mais competitivos do mundo.

4

Bélgica

O quarto salário mínimo mais alto da Europa continua a pertencer à Bélgica. O valor situa-se nos 1.626 euros mensais.

5

Alemanha

O salário mínimo na Alemanha foi instituído há poucos anos, mais concretamente, em 2015. O seu valor já passou por vários ajustes desde então, tendo-se fixado agora nos 1.614 euros por mês.

6

França

Depois de uma forte mobilização social e movimentos organizados, em 2018, sobre o custo de vida no país e o aumento dos preços, o salário mínimo foi sendo aumentado e chegou, em 2021, aos 1.555 euros mensais.

7

Espanha

No país vizinho, Espanha, o valor do salário mínimo avançou de 1.050 euros para 1.108 euros.

8

Eslovénia

Em 8º lugar da lista dos países com o salário mínimo mais alto da Europa está a Eslovénia, com 1.024 euros mensais.

9

Malta

Malta tem sido um destino muito procurado por todos aqueles que procuram oportunidades de trabalho, através de pequenas vendas de rua, por exemplo. Em 2021, o salário mínimo maltês foi ajustado e passou de 777,10 para 785 euros.

10

Portugal

Na lista dos países com o salário mínimo mais alto da Europa, o nosso país encontra-se em 10º lugar. Com o Brexit e a saída do Reino Unido da União Europeia, Portugal subiu uma posição no ranking em 2021. Atenção, este “benefício” vale para todos os países depois da 5ª posição desta lista.

De referir que o Eurostat considera o salário mínimo geral, ou seja, o valor anual – 14 meses – dividido por 12 meses, o que dá cerca de 776 euros em Portugal.

No entanto, nas contas portuguesas, o salário mínimo nacional aumentou 30 euros em relação a 2020, atingindo os 665 euros mensais em 2021.

O objetivo do Governo mantém-se: atingir os 750 euros de retribuição mínima mensal garantida até 2023.

Veja também