SUV ou Crossover?

Na luta SUV vs Crossover saiba qual se adapta melhor a si. São tipos de carroçaria que nos levantam muitas dúvidas. Aqui pode ficar a conhecê-las melhor.

SUV ou Crossover?
Conheça as diferenças e as semelhanças.

Uma cadeia de pizzas, que ficou marcada pela entrega de uma pizza na casa de José Sócrates, afirma que o segredo está na massa, nós afirmamos que o segredo está na base. Falamos da luta SUV vs Crossover.
Este mundo tão semelhante do setor automóvel gera muitas dúvidas: será um SUV? Será um Crossover? Como diria Shakespeare: ser ou não ser, eis a questão.
No papel não é difícil encontrar as diferenças. Dentro de um ou de outro vamos até ao fim da rua para conhecer o que separa e o que une estes dois tipos de carroçaria.
 

SUV

SUV

O termo é a sigla para o inglês Sport Utility Vehicle, um veículo utilitário desportivo, em tradução livre. É construído com base num todo o terreno, os conhecidos truck americanos, enormes e com capacidade de todo o terreno, mas desenhados para se adaptarem à cidade.

 

Crossover

Crossover

Os Crossover são por norma mais pequenos que os SUV. Têm na base um carro para cidade, seja um citadino, um sedan, ou outro ainda, mas com alguns retoques para que possa subir passeios e estacionar em locais onde outros não chegam.

 

O Duelo

A luta SUV vs Crossover fica assim concluída. Um tem na base um todo o terreno, o outro um carro desenhado para a cidade. Contudo, cada vez mais se vai misturando conceitos ao apelidar de SUV alguns Crossover.
Nissan Qashqai, Fiat Freemont/Dodge Journey, Dacia Duster, Peugeot 3008 e Chevrolet Captiva são alguns Crossovers que várias vezes incluímos na categoria dos SUV. Isto acontece por causa do velhinho Fiat Panda, que tinha a versão 4x4 Cross Country, com linhas quadradas e um look mais atrevido.

 

Vantagens e Desvantagens

Uma das vantagens dos Crossover na luta SUV vs Crossover está relacionada com o peso ao automóvel. Tendo uma base mais leve torna-se um carro, por norma, com consumos de combustível mais baixo e mais rápidos, exceto se o SUV tiver um motor enorme capaz de mover um T4 Duplex.

Outra prende-se com as motorizações e os custos relativos a impostos e seguros. Por norma um Crossover tem motores com cilindradas mais baixas logo paga impostos mais baixos, como o IUC, bem como é possível conseguir seguros com valores mais convidativos, no entanto neste caso o condutor também entra na equação.

Por fim, apesar de estes carros serem perfeitos para estacionar em cima dos passeios evite fazê-lo pois pode encontrar um bilhete deixado pelas forças de segurança responsáveis, por norma com um valor de 30€.
É preferível estacionar um pouco mais longe e aproveitar este valor para combustível e fazer uma pequena viagem sem destino, com quem mais gosta.


Veja também:

Continuar a Ler