Publicidade:

Qual o tamanho de tapete ideal para cada divisão?

Se está a pensar renovar a tapeçaria aí de casa, fique a conhecer as nossas dicas sobre o tamanho de tapete mais indicado para cada ambiente da casa.

Qual o tamanho de tapete ideal para cada divisão?
Pondere qual a principal função do tapete

No momento de comprar um tapete, focamo-nos, inevitavelmente, no seu tecido, padrão, cor… E, muitas vezes, não ponderamos devidamente a dimensão indicada para o espaço que lhe está destinado. Para o ajudar a encontrar as medidas certas, reunimos dicas para saber como escolher o tamanho de tapete e, assim, tirar o máximo partido deste elemento decorativo tão importante para compor uma divisão.

Se os tapetes que tem em casa já estão a pedir uma reforma, este artigo é mesmo para si.

Dicas para escolher o tamanho de tapete ideal


Função

A escolha do tapete certo está intimamente ligada à função que ele vai desempenhar. Um tapete pode servir para dar conforto, aquecimento, ocultar defeitos no piso, abafar o ruído, proteger o chão de danos ou, simplesmente, ornamentar.

Tamanho

A dimensão correta do tapete levanta sempre muitas dúvidas. O truque que lhe deixamos é muito simples. Entre o tapete e as paredes, deve existir uma “moldura” a toda a volta, com não menos do que 91cm.

Sala de estar

SalaFonte: Pexels/Pixabay

Na sala de estar, é importante que o tapete acompanhe todo o comprimento do sofá e seja, principalmente, um elemento de conforto, em harmonia com o ambiente e toda a decoração.

Sala de jantar

No caso desta divisão, há ainda outras regras a cumprir. O tapete deve ser maior que a mesa, de modo às cadeiras ficarem assentes sobre ele, mesmo quando arrastadas para trás.

Quarto de dormir

QuartoFonte: Pexels/Mary Whitney

Nesta divisão, há três hipóteses possíveis: pode optar por usar um só tapete, dois tapetes ou, até, três tapetes.

Se escolher usar um só tapete no fundo da cama, então as suas medidas deverão ter mais um metro do que a largura da cama. Ou seja, se possui uma cama com 160 cm de largura, deve usar um tapete com 260 de comprimento.

Se optar por dois ou três tapetes, a medida destes deverá ser a diferença entre a mesa-de-cabeceira e o fundo da cama, com cerca de menos 10 a 20 cm (para que fique com uma margem para que se veja o chão). Caso coloque ainda um tapete ao fundo da cama, esse deve ter a largura da cama, menos a mesma medida que escolheu para os laterais.

Deixamos-lhe um guia rápido ilustrado para que possa conferir algumas dicas na prática. Ora, espreite o que deve e o que não deve fazer na altura de escolher o tapete para cada ambiente.

 

Provavelmente, depois de ler este texto, verificou que possui vários tapetes lindos e magníficos, mas com as dimensões erradas. Pois é, mas não se preocupe, pois mal possa mudar a decoração já tem em seu poder dicas super úteis para escolher o tamanho de tapete mais indicado para o que pretende. Tome, por isso, nota e não se esqueça de guardar muito bem os nossos truques.

Veja também:

Limpeza e Arrumação