ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
06 Mai, 2021 - 11:35

Erros de decoração: conheça-os e saiba como evitar

Sara Cristóvão

Evitando os principais erros de decoração, poderá, finalmente, ter a cas com que sempre sonhou. Saiba tudo.

erros de decoração

Quando não somos especialistas é muito fácil cometer alguns erros de decoração. Por vezes, olhamos à nossa volta e percebemos que algo não está perfeito, mas não conseguimos perceber o quê. Principalmente porque tudo o que compõe a decoração da casa foi escolhido por si e adaptado ao seu gosto.

No entanto, na decoração, nem sempre conseguimos aplicar os nossos gostos de forma harmoniosa, criando um ambiente inteiramente equilibrado.

Nesse sentido, reunimos alguns dos erros de decoração mais comuns de forma a que consiga identificar facilmente o que se aplica à sua realidade, para que o possa corrigir o mais rápido possível. Não perca tempo.

11 erros de decoração a evitar em casa

Com a imensa variedade de móveis, quadros, cores, texturas e padrões, decorar nem sempre é fácil e às vezes acabamos por nos perder.

Conheça alguns erros de decoração para que os possa evitar ou corrigir.

decoração da sala
1

Falta de manutenção

Para que o ambiente seja agradável é importante que tudo se apresente da melhor forma. Assim, tenha em atenção objetos que precisam de conserto ou substituição. Não deixe que o seu sofá rasgado ou jarra partida estraguem o conforto visual.

2

Falta de organização

Um dos erros de decoração mais comuns é a falta de organização e planeamento. Ou seja, quando compra em demasia e não tem sequer um metro quadrado e chão para colocar. Para que a decoração seja bem feita é importante que seja pensada antecipadamente, seja em relação aos objetos a utilizar ou à escolha das cores.

Neste ponto incluímos também o facto de ser importante conhecer as medidas que tem disponíveis. Isto leva, muitas vezes, à compra de móveis com dimensões demasiado pequenas ou pelo contrário, demasiado grandes, não havendo harmonia entre o espaço e os objetos que o compõem.

De forma a criar um ambiente equilibrado e agradável é importante que defina um estilo decorativo e o siga. Poderá haver uma mistura de estilos, mas estes têm de ser pensados de forma harmoniosa. 

Lembre-se que excesso de informação provoca ruído.

3

Escolha da cor

As cores neutras normalmente são uma excelente escolha, no entanto, estas também podem ser um dos seus erros de decoração. É importante que jogue com os elementos decorativos de forma a não criar um ambiente monótono.

Da mesma forma, o exagero da cor pode cansar e tornar o ambiente mais pesado.

4

Ignorar a iluminação

Este elemento é fundamental na decoração. Quando pensar na decoração da sua habitação lembre-se sempre da iluminação, esta faz toda a diferença. Este fator é importante quer tenha quadros ou fotografias, mas também em zonas de refeição, de leitura, trabalho e de relaxe.

Tenha também em consideração a altura a que pendura o candeeiro. É importante que não o coloque demasiado alto, principalmente porque o objetivo é iluminar o ambiente e não o teto.

5

Pendurar quadros demasiado alto

Todas as obras de arte devem ser colocadas à altura dos olhos, de forma a que possam ser observadas.

6

Uso excessivo de plantas

As plantas são sempre um excelente elemento decorativo, no entanto, o seu uso excessivo é também um dos erros de decoração. É essencial que escolha as plantas adequadas ao seu ambiente, pense se necessita de sol, ou se poderá ficar na sombra, contribuindo para que a mesma dure mais.

7

Não haver espaço de circulação

Não se esqueça que é importante haver espaço para  as pessoas circularem. Por isso, não preencha o ambiente de mobília que não dá margem para os habitantes aproveitarem o espaço. Tire medidas e compre móveis adaptados à área disponível.

8

Falta de personalidade

O facto de escolher coisas que ficam bonitas, mas que não lhe dizem nada, pode estar a provocar essa sensação de desconforto em relação à decoração de casa. Um dos maiores e mais comuns erros de decoração é querer que a sua casa seja uma capa de revista. 

Na hora de decorar, arrisque no que gosta, no que tem significado para si. Crie um ambiente que o caracteriza e que está ligado aos seus gostos. Não procure uma capa de revista e sim uma casa verdadeira.

9

Cortinas curtas

A altura ideal de umas cortinas deve ser do teto ao chão, e relativamente à largura deverá considerar mais vinte centímetros após a janela terminar.

10

Todo o mobiliário encostado em paredes

Não encoste todos os móveis à parede. Muitas vezes a cama ou o sofá podem servir de divisória dos espaços, criando nichos novos e zonas próprias. Seja criativo e encontre harmonia para tornar o ambiente mais confortável.

11

Escolha do tapete

Quando escolher um tapete lembre-se da área que tem disponível e nunca opte por um demasiado pequeno. Este é um dos maiores erros de decoração. A mobília deverá ser colocada por cima do tapete. Se não for possível é importante que, pelo menos, a parte da frente das peças maiores sejam colocadas por cima do tapete.

12

Deixar cabos e fios visíveis

Se, hoje em dia, a nossa casa é um armazém de tecnologia – televisão, computador, consola de jogos – é normal que sejam muitos os cabos e fios que por lá existem. No entanto, deve sempre garantir que eles estão devidamente ordenados e, acima de tudo, que não são visíveis, pois este erro simples é suficiente para arruinar qualquer decoração.

Erros de decoração no quarto

Alguns dos erros apresentados em cima também se aplicam ao quarto. No entanto, referimos dois especificamente relacionados com esta divisória da casa.

Mesas de cabeceira

As mesas de cabeceira não devem ser muito altas nem muito baixas, de forma a não ser desconfortável aceder a elas. Além disso, é importante que escolha uma mesa de cabeceira com largura suficiente para ter elementos básicos como um candeeiro, um livro, um relógio ou até um copo de água. 

Excesso de almofadas

Tudo o que é em excesso dá a sensação de desorganização. Escolha apenas duas ou três almofadas decorativas.

Veja também