Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
21 Abr, 2020 - 09:39

Encha a sua casa de charme com decoração com material reciclado

Helena Peixoto

A decoração com material reciclado é uma excelente opção para, por um lado, poupar o ambiente e, por outro, poupar a carteira!

decoração com material reciclado

Cada vez mais se torna urgente que todos adotemos comportamentos mais sustentáveis e ecológicos. E a decoração com material reciclado é um deles.

Além de representar uma forma de sermos mais amigos do ambientes, acaba por se tornar numa forma de decorar de maneira original a sua casa sem ter de gastar um dinheirão! 

Este tipo de decoração consiste, essencialmente, em aproveitar material que originalmente é fabricado para um determinado objetivo, como caixas de ovos, cápsulas de café, entre outros, e dar-lhes uma nova vida que não o caixote do lixo ou da reciclagem. 

Cada pessoa produz cerca de 1,3 litros de lixo por dia. Multiplique isso por 365 dias. E depois por vários milhares de milhões de habitantes. Só de pensar já ficou aflito, correto? Então, é isso mesmo. Comece já hoje a poupar os recursos do nosso planeta e um dos passos pode bem passar pela decoração com material reciclado

Venha daí e conheça as ideias que temos para lhe sugerir.

7 ideias brilhantes de decoração com material reciclado

1

Decoração suspensa com frascos de vidro

Esta ideia de decoração com material reciclado é das mais fáceis de executar e funciona lindamente! Só precisa de frascos de vidro usados, corda a gosto, e ganchos de parede ou de teto. Depois, só tem de decorar os frascos como mais gostar – pintados, ao natural, com colagens, como preferir.

Encha-os com um pouco de terra no caso de querer uma decoração com plantas naturais ou com outro elemento decorativo que queira. 

O passo seguinte e último é o de atar o frasco com a corda e pendurar a corda no gancho que colocou na parede ou teto.  

2

Aproveite cápsulas de café para criar pequenos vasos

Se há objeto versátil são as cápsulas de café. E nós consumimos tantas por dia! Então, porque não dar-lhes uma nova vida? Uma ideia bem original e cheia de charme são os mini vasinhos. 

Escolha uma mão cheia de cápsulas (de alumínio), remova todo o café do interior e lave-as bem. Depois de secarem, encha-as com um pouco de terra e plante espécies em miniatura, ou até mesmo mini ervas aromáticas! 

Esta solução também é excelente para plantar suculentas. 

3

Canteiros de jardim com pneus

Vive numa casa com terraço, jardim ou varanda e anda à procura de ideias originais? Não pesquise mais. Sabe aqueles pneus usados que tem na garagem e que não sabe o que lhes fazer? Lave-os bem, pinte-os a gosto (ou deixe mesmo assim ao natural) empilhe-os, encha-os de terra e construa aí o seu jardim de plantas decorativas e ervas aromáticas

Como alternativa, pode também construir um baloiço: basta fazer um furo em cada uma das extremidades do pneu, prender bem com corda forte e aplicar cada uma das cordas no teto do terraço ou até mesmo a uma árvore forte que tenha no jardim. 

4

Decorar com paletes

Todos sabemos as 1001 utilidades que uma palete pode ter. E decorar é, sem dúvida, uma delas! Aqui fica uma sugestão e ideia de decoração com material reciclado: pinte a palete a gosto, aplique quatro rodas na base, uma em cada extremidade e, se quiser dar um toque final, cole um vidro à medida em cima. 

Resultado? Uma mesa de centro lindíssima com o bónus de ter imensa arrumação por dentro! 

5

Uma nova vida para os talheres que já não usa

Vá ao sótão buscar aquele saco cheio de talheres que já não usa por estarem descasados e dê-lhes uma nova vida: uma vida de estilo e de design

O primeiro passo é o de os limpar bem: use um produto próprio se necessário. Depois, arranje um esqueleto de relógio. A seguir só tem de, com a ajuda de cola quente, ir colando os talheres em volta do relógio numa ordem aleatória – e até pode também colá-los de forma a ficarem com tamanhos diferentes. 

6

Caixa da fruta que é uma caminha do gato ou cão

Sabe aqueles cestos da fruta e legumes que entregam com os cabazes? Se por acaso tiver uma unidade a mais, não a deite ao lixo. Basta uma pequena pintura e uma almofada feita à medida para conseguir uma caminha para gatos ou cães pequenos verdadeiramente mimosa! 

7

Jardim vertical com pacotes de leite

Aproveite os pacotes de leite ou sumo para construir o seu próprio jardim vertical. Como? Só precisa dos pacotes já limpos e secos, corda e material para plantar. 

Corte as bases dos pacotes (com cerca de 10 cm de altura) e plante em cada um deles uma erva aromática da sua preferencia. Depois, faça um furinho em cada lado do pacote de forma a passar uma cordinha e encadeie um grupo de três a quatro pacotes em altura.

Aplique este jardim vertical na parede da sua cozinha e habilite-se a ser um futuro masterchef, com uma casa cheia de estilo e ecológica!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].