Publicidade:

Teclado ergonómico: conforto a digitar

Saiba porque deve utilizar um teclado ergonómico e como pode aumentar o seu conforto enquanto passa horas a trabalhar no computador.

Teclado ergonómico: conforto a digitar
Descubra os benefícios do uso de um teclado ergonómico

Conseguir garantir conforto enquanto dedica demasiado tempo a digitar conteúdo através de um teclado torna-se fundamental para evitar diversos problemas, tais como tendinites, problemas nas costas e nas mãos. Para facilitar este processo, será uma boa escolha investir num teclado ergonómico, que dispõe de um design específico que se adapta ao nosso corpo e proporciona uma melhor experiência de utilização.

Saiba neste artigo tudo o que este teclado pode fazer por si.

O que é um teclado ergonómico?


Os teclados ergonómicos diferenciam-se de imediato de um teclado padrão pela sua aparência. Normalmente, possuem um formato em V, para que as duas mãos do utilizador digitem num ângulo mais leve e mais natural.

É um teclado especialmente projetado com a preocupação ergonómica de reduzir a tensão muscular e outros problemas associados, com o objetivo de melhorar exponencialmente a experiência de quem o utiliza.

tendinite

Benefícios de um teclado ergonómico

Um teclado ergonómico tem benefícios específicos, sobretudo nos pulsos, mãos e dedos. Um posicionamento inadequado das mãos, com o passar do tempo, pode dar origem a consequências nefastas para os nervos, músculos e demais articulações. Para dar resposta a este tipo de situações, os teclados ergonómicos surgem com a promessa de evitar a ocorrência desses problemas.

O teclado ergonómico permite ao utilizador conseguir manter sempre as suas mãos numa posição confortável e adequada, o que proporciona uma melhor experiência enquanto digita.

Estes teclados com um design ergonómico, possuem diversos ajustes que permitem posicionar os equipamentos e adequá-los melhor ao uso e às necessidades de cada utilizador. Como um dos principais benefícios, o teclado ergonómico reduz o risco da Síndrome do Túnel do Carpo, um problema muito comum na atualidade, que causa uma sensação de formigamento, dormência e dor nas mãos e nos dedos.

O uso de teclados ergonómicos em empresas ou para uso pessoal está em exponencial crescimento. Como consequência, os resultados demonstram melhoras significativas na diminuição da fadiga, das dores e do desconforto sentido durante as horas passadas a trabalhar. Isso traduz- se num aumento significativo da produtividade e do bem-estar dos seus utilizadores.

Embora sejam teclados mais caros do que os teclados comuns, com o passar do tempo os benefícios da sua utilização estarão tão visíveis, que irá perceber que fez um excelente investimento.

Tipos de teclados ergonómicos: 4 opções

Atualmente existem quatro tipos de teclados ergonómicos no mercado, que possuem formatos únicos adequados às diferentes necessidades dos utilizadores.

1. Teclado Dividido

Este é considerado o teclado ergonómico mais comum. Possui teclas separadas em dois ou três grupos que permitem ao utilizador digitar em diferentes ângulos. Os dedos indicadores ficam mais altos do que os dedos menores enquanto o utilizador está a digitar, o que torna a experiência mais confortável.

2. Teclado Contornado

Neste teclado as teclas de função (F1, F2, F3…) estão posicionadas no centro para serem premidas através dos polegares. Assim, o utilizador não terá que movimentar tanto os pulsos, pois estes conseguirão ficar praticamente imóveis durante a utilização do teclado.

3. Teclado de Mão

Este teclado diferencia-se dos demais pelo seu design único que se assemelha a um comando. O teclado de mão permite que o utilizador se mova e se afaste do computador enquanto trabalha, o que exige um reforço de atenção na postura corporal.

Alguns destes teclados possuem trackball, que permite a utilização simultânea do rato do computador a partir do mesmo dispositivo portátil.

4. Teclado Dividido em Ângulo

Este teclado é vulgarmente conhecido como Klockenburg e assemelha-se aos teclados divididos. A principal diferença de um teclado dividido em ângulo, é que este apresenta um formato dobrado, o que permite que os dedos se posicionem com maior elevação facilitando a experiência da digitação. Em alguns modelos é possível ajustar o teclado para aumentar, ainda mais, o grau de conforto ao seu utilizador.

Agora que sabe como pode aumentar o seu conforto e a sua produtividade enquanto trabalha no computador, explore no mercado a solução que melhor se adequa a si e garanta o seu bem-estar.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.