8 tendências tecnológicas para os próximos anos

Conheça as tendências tecnológicas para os próximos anos e perceba porque é que o futuro parece tão promissor.

8 tendências tecnológicas para os próximos anos
Um futuro promissor

Smartphones, tablets, computadores, portáteis, televisões inteligentes, smartwatches… Hoje em dia, é quase impossível viver sem tecnologia e a verdade é que esta promete não ficar por aqui. O mundo vai conhecendo, diariamente, novidades sobre todo o tipo de gadgets e produtos eletrónicos. Neste artigo, revelamos-lhe as tendências tecnológicas para os próximos anos.

Tendências tecnológicas: o que esperar dos próximos anos

Inteligência Artificial

Quando pensamos em tendências tecnológicas para os próximos anos temos, obviamente, de pensar em Inteligência Artificial (Artificial Intelligence – AI, em inglês). Esta poderá mesmo vir a ser o próximo “boom” do mundo da tecnologia e já está a ser explorada e desenvolvida por todas as gigantes tecnológicas – Google, Facebook, entre outras.

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR, em inglês) é outra das tecnologias que tem deixado o mundo em alvoroço. E uma em que o Facebook pretende apostar em força nos próximos anos! A Realidade Aumentada permite a integração de informações virtuais dentro do mundo real. O famoso jogo Pokémon Go funciona com Realidade Aumentada. Os pequenos pokémons aparecem em lugares reais, mas só podem ser vistos através do jogo.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual (Virtual Reality – VR, em inglês) promete ser outra das grandes tendências tecnológicas para os próximos anos, principalmente por causa dos dispositivos móveis que estão cada vez mais adaptados a esta tecnologia. A Realidade Virtual é capaz de nos transportar para outros lugares em tempo real, fazendo-nos acreditar que podemos visitar todos os lugares do mundo sem sair do mesmo sítio.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas também dará muito que falar nos próximos anos. Esta tendência tecnológica está (lentamente) a ligar todos os aparelhos que usamos diariamente à internet com o objetivo de lhes oferecer outras possibilidades.

internet das coisas

Gadgets ecológicos

O mundo está cada vez mais preocupado com o meio-ambiente. Não é de estranhar que nos próximos anos os fabricantes de tecnologia se preocupem em criar dispositivos bem mais ecológicos.

Gadgets controlados por apps

Já começa a ser uma tendência nos nossos dias, mas promete intensificar-se nos próximos anos. Todos temos um smartphone e um tablet sempre à mão, por isso, é natural que se criem apps para controlar tudo e mais alguma coisa como, por exemplo, as lâmpadas de casa, as fechaduras, os termostatos, etc.

Foco no bem-estar

A tecnologia pretende facilitar-nos a vida e todas as tarefas que executamos no dia-a-dia. Uma das tendências da tecnologia para os próximos anos passa pelo bem-estar dos utilizadores. E isso é algo que já se começa a ver hoje em dia! Temos o exemplo dos carros autónomos, que dispensam a intervenção dos utilizadores.

Produtos mais estéticos

As fabricantes de tecnologia estão cada vez mais preocupadas com o lado estético dos produtos que desenvolvem. Hoje em dia, já não chega apresentar um produto útil, precisa também de ser esteticamente bonito e agradável à vista para conquistar os utilizadores cada vez mais exigentes. Esta é uma das tendências tecnológicas para os próximos anos, sem dúvida alguma.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.