AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que é preciso para trabalhar com animais?

Se quer trabalhar com animais saiba quais as possibilidades em termos de carreira e o que precisa fazer para lá chegar.

O que é preciso para trabalhar com animais?
Estas são as profissões certas para si.

Quando se pensa ou fala em trabalhar com animais há uma possibilidade que “salta logo à vista”, a medicina veterinária. Mas ainda que seja obviamente uma das escolhas possíveis há várias outras carreiras ao dispor de quem quer trabalhar com animais. A prova disso são as carreiras que lhe apresentamos já de seguida e também as características necessárias.
 

A característica central

Há outras profissões possíveis, como treinador de cães ou cavalos, pet sitter, agrónomo, etc. Mas para ser bem-sucedido nestas profissões tem que deter uma característica essencial: tem que gostar de animais e, acima de tudo, ter muita paciência para lidar com eles. Afinal, é você que tem que se esforçar para os entender.

 

4 Carreiras para quem quer trabalhar com animais

Da mesma forma que há quem ambicione ser médico ou engenheiro, por exemplo, também há quem ambicione trabalhar com animais. Para esses há muito por onde escolher. Ora veja.

 

1. Medicina Veterinária

É a escolha mais óbvia. Mas até aqui pode ter por onde escolher, quanto mais não seja no local onde vai exercer, que pode ser numa clínica veterinária, num jardim zoológico, numa reserva ou oceanário, por exemplo. Aqui varia também o tipo de animais que vai tratar, que podem ser mais ou menos exóticos ou perigosos. Em qualquer um dos casos, um veterinário trabalha em prol da saúde e bem-estar dos animais. Para exercer nesta área é necessária formação superior em medicina veterinária.

 

2. Ecologia

É outra profissão que requer formação superior. Um profissional de Ecologia estuda a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas e analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, de forma a procurar soluções para evitar desequilíbrios ecológicos provocados por essas atividades e a elaborar planos de proteção para os recursos ambientais. Também aqui – embora a preocupação seja com o ecossistema no geral – entram os animais presentes nesses ecossistemas.

 

3. Biologia

À semelhança da Ecologia, a área da ação dos biólogos é ampla. A Biologia estuda todas as formas de vida, desde a fauna à flora e até os seres humanos. Mas dentro da Biologia há vários ramos de especialização possível, como é o caso da Biologia Animal ou Marinha, que possibilitam um contacto direto com animais. Também aqui é necessário um curso superior.

 

4. Tratador de animais

São figuras importantíssimas dos jardins zoológicos, oceanários ou reservas, já que são eles que todos os dias zelam pelo bem-estar dos animais, desde a limpeza dos seus espaços, à manutenção dos seus habitats, passando pela monitorização do seu estado e pela sua alimentação. Quanto à formação depende dos animais a tratar, mas em mutos casos é requerida formação superior numa das áreas anteriores.
Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: