Publicidade:

6 dicas para transformar a sua relação com o dinheiro

Problemas para organizar os gastos? Conheça as atitudes que pode tomar para otimizar os ganhos e evitar o desperdício de dinheiro.

6 dicas para transformar a sua relação com o dinheiro
Organize-se melhor e transforme a forma de lidar com o dinheiro

A grande maioria das pessoas preocupa-se com dinheiro: gastar menos, ganhar mais, e de que maneira poupar. É normal que este tipo de preocupação faça com que muitas vezes a atitude mais rápida seja a de esquecer e não pensar mais no assunto.

Entretanto, segundo especialistas, a melhor forma de ter uma boa relação com o dinheiro é simplesmente lidar com ele. Encarar de frente todos os gastos necessários e os gastos supérfluos, analisar qual é o balanço geral entre o início e o fim do mês e fazer planos para os rendimentos a curto, médio e longo prazo, são algumas formas de entender o próprio dinheiro e começar uma boa relação com ele.

Separamos algumas dicas para ajudar a transformar a relação com o dinheiro.

Dicas para transformar a sua relação com o dinheiro

cartao

Use apenas dinheiro

Usar apenas notas para as compras e despesas em geral ajuda muito a economizar. Mas a dica só é válida se, ao sair de casa, o cartão multibanco e de crédito não estejam na carteira. Assim, só se pode gastar aquela quantia e nada mais. O que faz automaticamente com que as compras sejam avaliadas com cuidado. Para tornar a dica mais fácil, tenha, sempre que possível, notas de valores altos como as de 50 euros. É comprovado, e chama-se Efeito Dominante, que se gasta mais rápido 5 notas de 10 euros do que uma nota de 50 euros.

Corte o cartão de crédito (mas não o cancele!)

Cartões de crédito são ótimos quando bem usados. Porém, na procura pela forma de gastar de maneira apropriada o dinheiro, o cartão de crédito pode ser um acumulador de dívidas. Não usar o cartão vai fazer com que a relação com o dinheiro vivo se torne mais realista. Entretanto, não cancele a conta: ela ainda serve para o benefício do seu crédito pessoal.

Dicas de poupança

save

Corte nas despesas

Esta talvez seja a dica mais difícil de seguir, mas fazer um corte severo nas despesas pode economizar entre 30% e 50% dos rendimentos mensais. O que conta aqui é gastar apenas com o básico necessário, sem nenhum extra. O corte nas despesas pode ser planeado e feito só por um determinado período de tempo quando for necessário.

Receba gorjetas de si mesmo

Muitas pessoas reclamam que não conseguem juntar dinheiro no dia a dia. Uma maneira simples de o fazer é receber pequenas quantias de si mesmo. Como? Caso possua o hábito de dar gorjetas, separe sempre o mesmo valor para o próprio mealheiro. Se este não for um hábito, juntar o montante dos pequenos gastos supérfluos também ajuda: foi ao cinema? Separe o mesmo valor das pipocas para a poupança.

Dicas de ganhos

Recolha os seus bónus e use-os

Os cartões dos supermercados e das farmácias, por exemplo, possuem sempre bónus para outros serviços como as bombas de combustível. Este tipo de ganho é um exemplo das bonificações que existem disponíveis, mas que poucas vezes são utilizadas. Use-os e aproveite os cartões de cliente disponíveis.

Venda as suas coisas

É sempre possível experimentar preparar uma venda de garagem para tentar passar adiante os artigos, e com isso tentar recuperar uma parte do valor investido neles. Principalmente quando foram pouco ou nunca utilizados.

Veja também: