Helena Peixoto
Helena Peixoto
16 Abr, 2020 - 15:09

Como organizar tarefas domésticas da forma mais eficaz

Helena Peixoto

Sabe como organizar tarefas domésticas sem ficar com dores de cabeça? Se não sabe, não se preocupe, porque nós vamos ajudá-lo.

mulher preparada para limpar sala

Limpar pó, aspirar, varrer, passar a ferro, tratar dos miúdos, separar o lixo… Tudo isto, conjugado com o trabalho do dia a dia, compras do supermercado e outras obrigações, pode ser sinónimo de muitas dores de cabeça. Como organizar tarefas domésticas sem desesperar ou desenvolver a síndrome de burnout? Siga as nossas dicas e perceba que é mais fácil do que imagina.

Como organizar tarefas domésticas: dicas infalíveis

1

Planeamento acima de tudo

Esta é das principais chaves para saber como organizar tarefas domésticas com a máxima eficácia e eficiência.

Coloque no papel o que é necessário fazer, com espaço para colocar um visto quando a tarefa estiver terminada, a quem pertence e em que dia deve ser completada!

Afixe esse plano num local visível e acessível para todos.

2

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Lema incontornável para uma casa sempre organizada! Proibido deixar louça por lavar na pia de um dia para o outro ou a mesa por levantar.

Acredite que é uma questão de hábito. Passado uns tempos já não vai sequer reparar que o está a fazer, torna-se intuitivo!

3

Distribua tarefas pelos diferentes dias

Esqueça os sábados enfiada em casa a fazer a limpeza da semana. É preferível gastar 15 minutos por dia a organizar e limpar uma divisão da casa por dia do que hipotecar um dos poucos dias em que tem folga.

mulher cheia de roupa a ver como organizar tarefas domésticas
4

Promova a participação de toda a família

Esta regra é muito importante para saber como organizar tarefas domésticas sem ficar assoberbada: todos têm de participar! Dos mais pequenos aos maiores.

Existem até tabelas que indicam as tarefas adequadas às diferentes idades. E não vale ser condescendente só porque não fica exatamente como quer; o que interessa é que participem.

5

Não poupe nos equipamentos e produtos de limpeza

Se há coisa que não compensa poupar é mesmo nos equipamentos e produtos de limpeza. Um ferro eficaz, um aspirador de referência e produtos comprovados no mercado ajudam a diminuir o tempo de execução das tarefas.

6

Faça ementas semanais

Antes de comprar coisas desnecessárias no supermercado faça uma análise ao que tem no frigorífico e no congelador. E com base no que tem, tente delinear uma ementa semanal.

Além de perder menos tempo diariamente a pensar no que fazer, vai evitar o desperdício e deitar comida fora sem necessidade.

7

Arrume o que desarrumou no momento

Outra das regras de ouro de como organizar tarefas domésticas sem dificuldade: assim que tirar uma coisa do sítio, volte a colocar!

Tirou uma camisola, experimentou e não quer usar? Volte a guardar e evite as torres de pisa na cadeira do quarto.

8

Dobre a roupa logo que a recolha do estendal

Se quer a vida facilitada na hora de passar a ferro, assim que tirar a roupa do estendal, dobre-a como se a fosse guardar. Na hora de passar vai perceber que há algumas peças que nem precisam passar pelo ferro.

9

Aposte numa casa funcional e prática

Uma outra dica de como organizar tarefas domésticas com eficiência é mesmo transformar a sua casa à prova da desarrumação e desorganização. Cada coisa no seu lugar!

Aposte em poucos objetos de decoração para evitar acumulação de pó e garanta cestos, gavetas, caixas e outras formas de arrumação em todas as divisões. Assim, tudo ficará no seu sítio.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.