O cartão de crédito é certamente a ferramenta financeira que mais é usada em todo o mundo. Quase todos nós temos um que usamos regularmente, e para compras online é praticamente uma necessidade em muitos sites. Com tal notoriedade é preciso saber como usar o cartão de crédito corretamente, pois o uso incorreto leva facilmente a problemas financeiros que são, ao fim ao cabo, escusados.
Como funcionam os cartões de crédito
Saber como usar o cartão de crédito corretamente carece saber como funcionam realmente cartões de créditos. Estes podem ser problemáticos, pois sempre que usamos um destes o dinheiro não sai diretamente da nossa conta bancária, é-nos emprestado pelo banco e temos de pagar essa quantia de volta, podendo haver juros à mistura ao fim de algum tempo.
Assim, os cartões de crédito permitem-nos receber pequenos empréstimos, muitas vezes sem juros, o que nos permite, por exemplo, comprar um frigorífico novo antes do ordenado chegar. O problema ocorre se nos atrasamos no pagamento, o que implica juros.
5 dicas para o cartão ser uma ajuda e não uma desvantagem
1. Saiba quando vem a fatura
Os cartões de crédito costumam ter uma data predefinida em que vem a fatura daquilo que devemos ao banco. Se não pagarmos os juros começam a aumentar, e isto significa que o melhor é usar o cartão estrategicamente de acordo com esta data, para termos mais tempo para pagar antes de os juros pesarem.
2. Registe sempre que usa o cartão
Não basta apenas saber como usar o cartão de crédito corretamente, é preciso também ser astuto ao fazê-lo. Para evitar ter de pagar mais do que aquilo que pode, e para evitar haver alguma discrepância entre aquilo que deve pagar e quanto lhe é cobrado, é importante manter tudo registado.
3. Tenha cuidado com o que compra
É fácil usar o cartão de crédito para comprar, mas depois podemos acabar por ter de pagar mais do que aquilo que podemos. Situações destas levam, logicamente, a dívidas ainda maiores ao banco. Há que saber quais são as nossas possibilidades.
4. Use apenas um cartão de crédito
Pode ser um mestre a gerir as suas finanças pessoais, mas mais do que um cartão de crédito significa que está a dificultar o trabalho a si mesmo, pois torna-se mais difícil manter todo sob controlo.
5. Não use o cartão como um complemento
Há muitas pessoas que não sabem como usar o cartão de crédito corretamente, pois veem-no como um complemento financeiro. Acabam por levantar dinheiro com o cartão, o que leva ao pagamento de juros, pois estão a levantar dinheiro que, na realidade, não lhes pertence.
Veja também: