Publicidade:

8 videojogos dos anos 80 que continuam a marcar gerações

Conheça 8 videojogos dos anos 80 que têm tanto de marcante como de intemporal.

8 videojogos dos anos 80 que continuam a marcar gerações
Marcos da indústria dos videojogos

Se lhe pedíssemos uma lista de videojogos dos anos 80, quantos nomes é que nos conseguiria dar? Neste artigo vamos recordar diversos nomes marcantes do mundo dos videojogos, títulos que marcaram a história e o futuro dos jogos que nos divertem diariamente. Temos a certeza que vai reconhecer muitos dos nomes.

Videojogos dos anos 80 que ainda hoje nos entretêm

Donkey Kong

donkeyFonte da imagem: Superdownloads

Fazer uma lista de videojogos dos anos 80 e não pensar logo em Donkey Kong? Impossível! O jogo que lançou o Mario – a mascote da Nintendo – para a ribalta é um dos videojogos mais marcantes de sempre e continua a dar que falar. Neste jogo, o jogador assumia o controlo de um gorila que precisava de salvar uma princesa. Como? Subindo escadas e mais escadas até ao cimo da torre e fugindo dos barris que caíam.

Duck Hunt

duck huntFonte da imagem: Nintendo Life

Duck Hunt foi um dos jogos mais divertidos que foram criados nos anos 80. Porquê? Porque para jogar era necessário possuir a Nintendo’s Zapper, uma “arma” que os jogadores possuíam e que permitia atirar uns “tiros” virtuais para caçar patos. E do cão que se ria dos jogadores com menos pontaria? Também se lembra?

Mega Man

megamanFonte da imagem: Nerd Reactor

O Mega Man é um clássico dos videojogos inesquecível. E um dos jogos que já merecia um “remake”. Neste jogo, o jogador assume o papel de Mega Man, um robot azul com um canhão de feixes de luz que percorre cenários futuristas para deter outros robots.

Metroid

metroidFonte da imagem: GameSkinny

Em Metroid, o jogador assume o papel de Samus Aran, um caçador de tesouros que percorre o espaço à procura de recompensas. O objetivo? Eliminar os Metroids e percorrer perigosos cenários, aprendendo novas habilidades e ficando cada vez mais forte.

Pac Man

pacmanFonte da imagem: Belfastvibe

Um jogo que não é segredo para ninguém e que já todos experimentaram – até mesmo aqueles que gostam pouco de videojogos. O Pac Man marcou, sem dúvida alguma, o cenário dos videojogos e continua a dar que falar atualmente, apesar de ter sido lançado em 1980. Aqui fica tudo o que precisa de saber sobre este jogo.

Super Mario Bros

super marioFonte da imagem: Prima Games

O Super Mario é um título que dispensa apresentações. É, seguramente, um dos melhores jogos de sempre e aquele que, segundo muitas vozes entendidas, colocou os videojogos nas bocas do mundo. Neste jogo, o jogador assume o controlo de um canalizador chamado Mario, que é desafiado a percorrer o Reino do Cogumelo para salvar a princesa Peach das garras de Bowser, o ditador do Reino dos Koopas.

Tetris

tetrisFonte da imagem: Awesome Desktop

Horas e horas de vício… Quem é que não sabe o que é o Tetris? Sim, é verdade, este jogo foi lançado ainda na década de 80 mas continua a fazer a delícias de muitos jogadores hoje em dia.

The Legend of Zelda

zeldaFonte da imagem: YouTube

Mais um dos videojogos dos anos 80 que ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de sempre. A ação tem lugar no reino de Hyrule, num ambiente de plena fantasia, e a jogabilidade mistura aventura e ação. Um jogo tão marcante que acabou por atravessar gerações de consolas, sendo que o último jogo da série foi lançado em 2017.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.