Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
13 Jun, 2017 - 10:17

9 gadgets que marcaram os anos 80

Nuno Margarido

Fizemos uma lista com vários gadgets que marcaram os anos 80. Ainda se lembra de algum?

9 gadgets que marcaram os anos 80

Os anos 80 foram verdadeiramente marcantes, o mundo da tecnologia que o diga. O Macintosh da Apple foi, provavelmente, o gadget mais carismático que apareceu nos anos 80, mas há muitos mais! Fomos ao baú descobrir vários gadgets que marcaram os anos 80, juntamente com a marca que os celebrizou.

Os gadgets que marcaram a geração dos anos 80

Nintendo Game Boy

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Gamester 81

O Game Boy da Nintendo foi um gadget que marcou a história dos videojogos portáteis. Um pequeno aparelho que permitiu colocar “as máquinas de jogos no bolso dos utilizadores”. Com este gadget era possível jogar a qualquer hora e em qualquer lugar sem gastar um cêntimo – apenas o investimento e a manutenção.

Apple Macintosh

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Pinterest/ Nakayasukc

Fazer uma lista com os gadgets que marcaram os anos 80 e deixar de fora o Macintosh? Impossível! Este é, provavelmente, o gadget mais icónico dessa era e ainda existe nos dias de hoje, apesar de apenas se dar pelo nome de Mac. O Macintosh foi um gadget verdadeiramente revolucionário, levando o poder da computação para o ambiente doméstico.

Sony Walkman

placeholder-1x1

Fonte da imagem: JaypeeOnline

Música a qualquer hora e em qualquer lugar. O Walkman da Sony é mais um daqueles gadgets que define uma geração e uma década inteira. Tecnicamente, o primeiro surgiu em 1979, mas os anos 80 foram verdadeiramente marcantes para o crescimento da popularidade do Walkman da Sony.

Nintendo Entertainment System

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Nintendo Wikia

A Nintendo Entertainment System (NES) tornou-se numa verdadeira referência para quem gostava de jogar. Depois das já conhecidas Commodore 64 e do ZX Spectrum (lançadas também nessa era e verdadeiras referências das consolas domésticas), a Nintendo apresentou uma consola que entrou em milhões de lares por todo o mundo, oferecendo diversão a toda a hora. E quem é que ficou célebre também? O Super Mario!

Nokia-Mobira Cityman 900

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Softpedia News

O Mobira Cityman 900 da Nokia é aquilo que caracterizamos como “um verdadeiro tijolo”. Este telemóvel tinha 18 centímetros de altura e pesava 760 gramas – é de rir, certo? Mas foi com este telemóvel que a Nokia se afirmou na área.

Epson ET-10

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Malibuflash

Duas polegadas de ecrã para ver toda a televisão que quiser em qualquer lugar. O ET-10 da Epson foi outro dos gadgets marcantes da era de 80, permitindo que o utilizador levasse a televisão para qualquer lado.

Leitor e gravador de cassetes de vídeo

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Electrovid

É difícil apontar um leitor e um gravador de cassetes de vídeo que tenha marcado verdadeiramente os anos 80. O gadget em si, porém, marcou diversas gerações ao permitir que os utilizadores pudessem gravar ou até comprar filmes para assistir mais tarde no conforto de casa.

Máquina descartável Kodak

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Digital Camera Warehouse

Na era de 80, a Kodak celebrizou as máquinas descartáveis. Máquinas fotográficas de plástico, de fácil utilização, portáteis e baratas. Quem não possuía uma máquina fotográfica podia agora investir em máquinas descartáveis para utilizar apenas em caso de necessidade.

Etch a Sketch Animator 2000

placeholder-1x1

Fonte da imagem: Tech Crunch

O Etch a Sketch era um gadget que tinha duas pequenas “rodas” ou uma caneta especial para que o utilizador fizesse desenhos num pequeno ecrã. Desenhos que podiam, posteriormente, ser animados para criar a sensação de movimento.

Veja também: