ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marvin Tortas
Marvin Tortas
22 Mar, 2021 - 15:02

Melhores carros dos anos 80: 10 clássicos

Marvin Tortas

Petrolheads, um aviso à navegação: vamos rejuvenescer 30 anos! Embarquem nesta viagem no tempo e recordem connosco alguns dos melhores carros dos anos 80.

um dos melhores carros dos anos 80 estacionado num parque

Fica, desde já, o convite: viaje connosco no tempo e recorde os melhores carros dos anos 80.

Os anos 80 foram verdadeiramente memoráveis. Portugal entrou na CEE, o Vitinho mandava as crianças para a cama, os looks eram extravagantes e as músicas pop marcaram de tal forma uma geração que, ainda hoje, ecoam nos nossos rádios.

Para os fãs de automóveis, esta década foi também fértil em grandes carros.

Assim, se é amante de clássicos e do universo automóvel em geral, então vai gostar de fazer uma viagem no tempo e relembrar estes modelos.

Melhores carros dos anos 80: 10 modelos que ficaram para a história

1

BMW E30 M3

Todos ficamos a conhecer este modelo em 1985. Chegou com motor de 4 cilindros e 2.3l.

Com uma potência de 191 cv, tinha tração traseira e, numa primeira fase, foram construídos 5000 exemplares para que pudesse integrar o WTCC (o que aconteceu em 1987).

2

Ford Sierra

Com tração traseira e suspensão completamente independente, este modelo conquistou milhares de fãs e, por isso, faz parte da lista de melhores carros dos anos 80.

3

Audi Quattro

Um modelo construído para impressionar nos circuitos de Rally durante os anos 80. O Quattro foi o primeiro carro desportivo a combinar um motor turbo com sistema de tração integral.

Ficou para a história e na memória de todos os fãs do universo automóvel.

4

Ferrari F40

Este modelo foi apresentado em 1987 e rapidamente se tornou num dos melhores carros dos anos 80.

Equipado com um motor V8 de 2936 cc, tinha uma potência de 478 cv e tração traseira. Ao todo, foram construídas 1100 unidades.

5

Mercedes 190

Foi lançado em 1983 e era completamente revolucionário: foi o primeiro com suspensão multi-link no eixo traseiro e o primeiro com suspensão McPherson na dianteira.

Além disso, introduziu uma nova linguagem estética sem o uso intensivo de cromados na carroçaria. Para os condutores deste modelo, a fiabilidade, conforto e segurança sempre pautaram as suas viagens.

6

Ferrari 288 GTO

Um autêntico clássico. Foram produzidas 272 unidades que vinham equipadas com um motor V8 de 2855 cc e 400 cv de potência.

7

Porsche 959

Com tração integral, surgiu na reta final dos anos 80 (1986). Com 444 cv de potência, vinha com motor de 6 cilindros e 2849 cc.

8

Peugeot 205

É um dos modelos icónicos da marca francesa. Foi apresentado em 1983 e já ganhou diversas versões que o colocaram no topo da lista de preferências dos automobilistas ao longo das últimas três décadas.

Com apenas 3,71 metros de comprimento, o design deste modelo sempre foi bastante característico. Com uma velocidade máxima de 140 km/h, tinha uma potência de 45 cv.

9

Citroen BX

Foi lançado em 1982, mas esteve para ser um projeto da Volvo (chamado de Tundra). Foram 12 anos de sucesso que começaram com o slogan “J’aime, J’aime, J’aime”. Foi amor à primeira vista e um autêntico sucesso de vendas.

Com um design apelativo e irreverente, este hatchback impressionou tudo e todos com as suas linhas avant-garde. É, por isso, um dos melhores carros dos anos 80.

10

Audi V8

Com um motor 3.6 V8 DOHC feito em alumínio, este modelo foi inspirado no Audi 200. O V8 chegou com uma panóplia tecnológica variada: teve direito a transmissão automática, diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro e sistema Quattro com um diferencial central.

Um clássico imperdível dos não menos inesquecíveis anos 80.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].