Publicidade:

Estes são os vinhos portugueses que fazem sucesso no estrangeiro

Uma das grandes apostas de Portugal, nos últimos anos, tem sido a valorização da exportação de produtos nacionais de qualidade. Vamos descobrir os melhores vinhos portugueses que estão lá fora?

Estes são os vinhos portugueses que fazem sucesso no estrangeiro
Os bons embaixadores de Portugal

Os vinhos portugueses fazem sucesso no estrangeiro e confirmam a tendência nacional de exportar e comercializar produtos nacionais de qualidade – que acabam por ganhar terreno internacionalmente devido, precisamente, às particularidades positivas que elevam os seus nomes. Mas, afinal, quais são os vinhos dos quais falamos? Conheça o top 3 dos tipos de vinhos nacionais que estão a brilhar fora de fronteiras.

O top 3 dos vinhos portugueses lá fora


Há várias regiões demarcadas em Portugal com vinhos de grande qualidade – como é o caso do Alentejo, do Dão, do Minho ou da Madeira. Mas, hoje, vamos estar centrados nos tipos de vinhos que são mais vendidos e conhecidos no estrangeiro. Importante ressaltar: os vinhos mais vendidos no estrangeiro não são necessariamente aqueles que brilham nas listas internacionais de melhores vinhos portugueses.

Vinho do Porto

vinho do porto

Muito por culpa dos ingleses, que estiveram no Porto diretamente envolvidos na produção e comercialização do que eles chamam Port, este vinho é conhecido mundialmente. Seja rubi, vintage, rosé ou tawny, os sabores intensos e ricos deste vinho parecem encantar gerações de pessoas por todo o mundo. A importância do vinho do Porto como um dos símbolos nacionais é completamente indiscutível. Basta prestar um pouco de atenção e as referências a este vinho generoso no cinema americano, por exemplo, são incontáveis.

Vinho da Madeira

vinho da madeira

O Madeira, como os estrangeiros lhe chamam, é também um vinho doce que leva o nome de Portugal além fronteiras. De sabor intenso e inconfundível, o vinho da Madeira é conhecido em todo o mundo e uma das muitas razões pelas quais os estrangeiros querem e gostam de visitar a ilha da Madeira. Ele é aliás o produto principal da região autónoma da Madeira. Sem dúvida, um grande embaixador da cultura portuguesa.

Casal Garcia

vinho branco

Talvez este nome surpreenda alguns leitores, mas a verdade é que o vinho branco Casal Garcia é o vinho português mais vendido em todo o mundo. Numa entrevista, Martim Guedes – gestor da Aveleda – confirmava o grande sucesso deste vinho branco a nível internacional, destacando os prémios que recebeu e a visibilidade que ganhou pelo mundo fora.

Sabendo que é preciso sempre beber com moderação, não deixe de conhecer e provar os vinhos portugueses que fazem sucesso no estrangeiro para perceber e confirmar a qualidade que os caracteriza, tornando-os em produtos de referência extremamente importantes para o nosso país.

Veja também: