Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Filomena Morais
Filomena Morais
20 Mar, 2018 - 12:03

Conheça os diferentes tipos de copos e seus usos

Filomena Morais

Para tirar o máximo partido das suas bebidas preferidas é fundamental conhecer os tipos de copos adequados a cada uma. Saiba tudo aqui.

vários copos de bebidas diferentes em cima de uma mesa

Os diferentes tipos de copos adequam-se a bebidas diferentes e por motivos muito específicos. Os copos usados para cada bebida ajudam a realçar sabores e a tornar toda a experiência muito mais interessante. Sim, porque tomar uma bebida não é apenas bebê-la. É toda uma experiência em que se aprecia o paladar e os diferentes sabores presentes.

Por isso, impressione os seus convidados não só com os copos adequados, mas também com todas as explicações acerca do assunto. Leia o artigo e passe a conhecer os diferentes tipos de copos que existem e quais são apropriados para cada bebida e ocasião.

Tipos de copos: seja um conhecedor

1. Copo de água

Uma vez que a água não sofre alterações de sabor, o importante é que seja um copo grande, de modo a que a temperatura se mantenha estável.

2. Copo de vinho tinto

placeholder-1x1

Este copo deve ter o corpo largo e permitir que o vinho entre em contacto com o oxigénio, de modo a realçar os seus sabores. É fundamental que apenas 1/3 do copo esteja preenchido com vinho.

3. Copo de vinho branco

placeholder-1x1

Como este vinho é normalmente servido frio, o copo é mais pequeno do que o de vinho tinto. Assim, haverá menos trocas de calor entre o vinho e a temperatura ambiente para que não perca a sua frescura. Este tipo de copo é também ideal para beber vinho rosé, pelas mesmas razões.

4. Copo para vinho do Porto

placeholder-1x1

Este vinho é forte e repleto de sabores intensos, por isso deve ser servido num copo de corpo largo, como o do vinho tinto, mas de tamanho muito inferior, já que o vinho do Porto se servem em doses muito mais pequenas.

5. Copo para licor

placeholder-1x1

Os licores são doces e espessos e deve ser consumido em pequenas doses, por isso é importante que seja servido num copo pequeno.

6. Copo de champanhe ou espumante

placeholder-1x1

Este tipo de bebidas não deve estar em contacto com o calor das mãos, pelo que devem ser servidas em copos longos e finos – flutes -, que também ajudam a que sejam visíveis as bolhas próprias da bebida – parte importante do apreciar da bebida.

7. Copo para martini

placeholder-1x1

Os copos para este tipo de aperitivo deve ser em forma de Y, para que a bebida não esteja em contacto com o calor das mãos, mas também para ser degustada através de pequenos goles.

8. Copo para conhaque

placeholder-1x1

Estes são os copos tradicionalmente chamados de balão, de corpo largo e boca estreita, para que a bebida consiga libertar os seus aromas furtados ou amadeirados. O contacto com o calor das mãos é fundamental para manter a temperatura ideal destas bebidas.

9. Copo para margarita

placeholder-1x1

Este copo tem a parte de cima muito larga e a inferior muito estreita. Deste modo é possível distribuir o sal pela borda para realçar os sabores da bebida.

10. Copo para sumo

placeholder-1x1

Este copo deve ser largo e alto, com uma capacidade média de 300ml. Deste modo, tem o tamanho ideal para serem acrescentadas pedras de gelo à bebida.

11. Copo para shot

placeholder-1x1

Como devem ser consumidos num único gole, estes copos devem ser pequenos e lisos, com uma capacidade de 35 a 60ml no máximo. Por norma, estes copos são utilizados para beber bebidas em estado puro, sem gelo.

12. Copo para whisky ou caipirinha

placeholder-1x1

Este copo tem de ser de boca larga e de tamanho semelhante ao da circunferência do fundo, de modo a permitir a adição de gelo. Para além disso, o fundo deve ser grosso para evitar o arrefecimento da bebida.

13. Copo de cerveja

placeholder-1x1

Estes copos devem ser altos e finos, sem pé, que evitem a perda do gás e que ajudem a manter a temperatura da bebida. Nada disto é por acaso e este design dos copos de cerveja é também privilegiado por promover uma maior suavidade da espuma e previnir a carbonatação (ou seja, previnir que a cerveja fique “morta”).

Sabendo que tipos de copos deve usar para cada bebida, garantirá uma experiência total muito mais interessantes, realçando sabores e texturas. Use o copo adequado a cada bebida e saiba dar todas as explicações aos seus amigos e familiares. Impressione-os partilhando sabedoria.

Veja também