Vitamina C: benefícios, alimentos e suplementos

A vitamina C pode ser encontrada em diversos alimentos. É sabido que é uma aliada no combate às gripes e constipações, mas não só.

Vitamina C: benefícios, alimentos e suplementos
Conheça aqui os benefícios da vitamina C

A Vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, é uma vitamina que é solúvel na água. A dose diária recomendada de vitamina C é 60mg. No entanto, é uma dose que tem gerado alguma controvérsia, pois muitos profissionais de saúde defendem uma dose bem superior.

Contribui para a proteção das células do nosso corpo, assegurando que se mantêm saudáveis. Está também envolvida na substância que ajuda na construção do tecido conjuntivo, o que é fulcral para a saúde e bem-estar dos tecidos e órgãos, tais como a pele, ossos, artérias e vasos sanguíneos.

Vitamina C: principais benefícios

É uma vitamina benéfica para o organismo, na medida em que:

  • Ajuda o sistema imunitário, pois trata e reduz os sintomas da gripe e constipação;
  • É um anti-histamínico natural, pois ajuda no controlo de alergias;
  • Melhora a qualidade da pele. Podemos encontrá-la facilmente em cremes hidratantes faciais de combate às rugas;
  • Acelera a cicatrização. Devido à importante função que tem na produção de colagénio, também desempenha um trabalho importante na recuperação de diferentes lesões, como cortes ou fracturas ósseas;
  • Ajuda a diminuir o colesterol. Ajuda a aumentar a conversão de colesterol em sais biliares que podem ser facilmente eliminados pelo corpo;
  • Ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Sendo um excelente antioxidante significa que tem uma enorme capacidade em eliminar os radicais livres que causam danos nas paredes das nossas artérias. Os radicais livres criam ateromas que mais tarde podem levar a arteriosclerose (obstrução dos vasos sanguíneos) e consequentemente a doenças cardiovasculares como as paragens cardíacas.

Além destes benefícios, são vários os estudos que mostram o impacto positivo da vitamina C na:

  • Síntese de várias hormonas e neurotransmissores importantes;
  • Metabolismo do ácido fólico;
  • Função redox/anti-oxidante;
  • Reacções metabólicas de certos aminoácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas potencialmente carcinogénicas no estômago.

Fontes de vitamina C

Existem muitos alimentos ricos em vitamina C, nomeadamente  frutas e vegetais, tais como:

  • Pimento Vermelho;
  • Espinafres;
  • Couve;
  • Kiwi;
  • Brócolos;
  • Morango;
  • Ervilhas;
  • Laranja, Toranja, Limão.

Vitamina C: suplementos alimentares

Esta vitamina está disponível em comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, comprimidos de libertação temporizada, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas, tanto isoladamente como em preparações de polivitamínicos e minerais.

Como exemplos de poilivitamínicos temos o Absorvit ou o Centrum.

VITAMINA-C

 

Como comprimidos efervescentes existe a Cecrisina ou a Vitamina C alter.

VITAMINA-C

 

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