AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Colégios privados inflacionam notas dos alunos

Segundo um estudo da Universidade do Porto, há colégios que andam a inflacionar as notas dos alunos na altura dos acessos às Universidades. Uma prática mais comum nos colégios do Norte.

Colégios privados inflacionam notas dos alunos
Para facilitar acesso à Universidade

Um estudo feito pela Universidade do Porto está a causar desconforto junto do ensino. Segundo o mesmo, existem colégios em Portugal que ”inflacionam sistematicamente as notas dos alunos de forma a facilitar o acesso aos cursos superiores”. 
 
Esta forma de actuar pode permitir um salto até 90% nas listas de ingresso, principalmente nos cursos que têm médias mais altas, como por exemplo a Medicina.
 
Os investigadores da Universidade do Porto garantem que entre 2001 e 2014, os alunos de colégios “beneficiaram de inflações de notas na hora de aceder ao Ensino Superior”.
 
Para concluir este estudo, foram analisadas 80094 escolas, sendo que os investigadores Gil Nata e Tiago Neves, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, concluíram que esta prática de inflação de notas é mais recorrente nos colégios privados do que nas escolas públicas. Geograficamente, também verificaram que existe um maior inflacionamento de notas em colégios do Norte do país.
 
Em declarações ao Jornal de Notícias, Tiago Neves, investigador, garante que apesar deste estudo ser “um exercício teórico há, de facto, inflação de notas, algo que acaba por ser uma injustiça tremenda”, garante.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
 

 

Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.

 


Veja também: