AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Vítor Gaspar está preocupado com o desemprego

Agora que está do lado de fora, Vítor Gaspar revelou numa entrevista publicada no site do FMI que está preocupado com o desemprego. Declarações que chegam numa altura em que Portugal começa a dar os primeiros sinais de retoma na economia.

Vítor Gaspar está preocupado com o desemprego
Ex-ministro das finanças ocupa novo cargo no FMI

O nome de Vítor Gaspar regressou à ordem do dia, agora não como membro do Governo, mas como o nome que ocupa o cargo de novo director do departamento de assuntos orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Em declarações, Vítor Gaspar mostra-se extremamente preocupado com o desemprego, assumindo que é mesmo uma das suas maiores preocupações actualmente. Segundo o próprio, “neste momento estão a ser estudadas as ligações entre políticas orçamentais e o desemprego”, revela o ex-ministro das Finanças, considerando que a economia global enfrenta "diferentes tipos de desafios". 

As declarações de Vítor Gaspar surgem numa entrevista publicada no site do FMI sobre vários temas, onde o próprio assume que "o desemprego, em particular, é um grande motivo de preocupação e o nosso departamento já está a desenvolver um trabalho considerável nesta área, olhando para as ligações entre política orçamental e desemprego", sublinha.


Os efeitos adversoss da dívida

Questionado sobre os principais desafios futuros das economias emergentes, Vítor Gaspar considera que poderão existir “efeitos adversos” no que refere à dinâmica da dívida. A diminuição do financiamento aliada à travagem do crescimento na maioria das economias emergentes são, para Gaspar, os principais riscos e aquilo que verdadeiramente se pode tornar um desafio para os países que estão a tentar emergir.


Veja também: