O nome de Vítor Gaspar regressou à ordem do dia, agora não como membro do Governo, mas como o nome que ocupa o cargo de novo director do departamento de assuntos orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em declarações, Vítor Gaspar mostra-se extremamente preocupado com o desemprego, assumindo que é mesmo uma das suas maiores preocupações actualmente. Segundo o próprio, “neste momento estão a ser estudadas as ligações entre políticas orçamentais e o desemprego”, revela o ex-ministro das Finanças, considerando que a economia global enfrenta “diferentes tipos de desafios”.
As declarações de Vítor Gaspar surgem numa entrevista publicada no site do FMI sobre vários temas, onde o próprio assume que “o desemprego, em particular, é um grande motivo de preocupação e o nosso departamento já está a desenvolver um trabalho considerável nesta área, olhando para as ligações entre política orçamental e desemprego”, sublinha.
Os efeitos adversoss da dívida
Questionado sobre os principais desafios futuros das economias emergentes, Vítor Gaspar considera que poderão existir “efeitos adversos” no que refere à dinâmica da dívida. A diminuição do financiamento aliada à travagem do crescimento na maioria das economias emergentes são, para Gaspar, os principais riscos e aquilo que verdadeiramente se pode tornar um desafio para os países que estão a tentar emergir.
Veja também: