5 dicas para o seu dinheiro em 2015

Conheça as nossas 5 dicas para melhor gerir o seu dinheiro em 2015. Comece o novo ano com o pé direito.

5 dicas para o seu dinheiro em 2015
Garanta que começa o ano em grande.
  • Conheça as nossas 5 dicas para melhor gerir o seu dinheiro agora que o ano 2015 está aì à porta

As resoluções de ano novo são ótimas para o seu dinheiro. Passámos por um ano complicado, repleto de sacrifícios e de desafios. Apesar de não ser de esperar um ano 2015 muito diferente para o bolso dos portugueses, é possível ter um ano mais tranquilo.

Deixamos-lhe aqui cinco dicas muito úteis para começar 2015 em grande e que certamente o ajudarão a gerir melhor o seu dinheiro:


1. Aproveite bem o subsídio de Natal:

O momento de recebimento do subsídio de Natal costuma ser muito aguardado. Aproveitamos o subsídio para fazer face a alguma despesa mais pesada (como o seguro automóvel ou para pagar alguma dívida pessoal) ou para gastar em compras de Natal. Este ano, sugerimos que procure dar um melhor uso ao dinheiro que recebe no subsídio. Obrigue-se a guardar parte se não mesmo a totalidade desse dinheiro e reforçar o seu fundo de emergência. Pode não ser uma tarefa fácil mas com algum sacrifício poderá ser possível.


2. Não deixe o seu fundo de emergência parado:

Se quisermos ter uma vida mais tranquila temos de ter um bom fundo de emergência. Possivelmente o seu fundo terá sido delapidado em 2014. Se aconteceu é bom que o reforce. Se o manteve inalterado deverá investi-lo em algum produto financeiro que lhe proporcione algum retorno minimamente aceitável. Neste contexto, salientamos os certificados de aforro ou mesmo os certificados de tesouro, os produtos sem risco que lhe proporcionam as maiores taxas de retorno.


3. Venda os bens que não precisa:

Aproveite os últimos dias do ano para fazer um inventário de produtos que poderá vender e transformar em dinheiro. Existem diversos portais que pode utilizar para vender os seus produtos, como livros, electrodomésticos, roupa ou outros bens que tenham valor. Se olhar em seu redor irá ver que existe muito espaço para ganhar algum dinheiro sem muito esforço.


4. Corte no crédito:

O crédito é algo bastante positivo quando bem utilizado. Utilizar o dinheiro dos outros para obter retorno em algum investimento ou para fazer face a uma despesa imprevista é algo muito positivo. Contudo, tem associado um elevado nível de juros que pressionam bastante o seu orçamento familiar. Se não conseguir eliminar progressivamente os seus créditos, pelo menos garanta que não aumenta o seu endividamento.


5. Estude e aprenda:

Uma última ideia que deveremos sempre reforçar. Aprender e aprofundar os seus conhecimentos sobre dinheiro pode ser um dos seus maiores investimentos. Use e abuse do E-Konomista. Leia livros de finanças pessoas (pode fazê-lo nas livrarias ou em bibliotecas para evitar gastar dinheiro). Procure aconselhamento junto de amigos e especialistas.

O ano 2015 está aí à porta. Garanta que começa com o pé direito!


Veja também: