Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

7 alimentos que melhoram o humor

Sabia que há alimentos que melhoram o humor? É verdade, há uma relação directa entre o que comemos e a forma como nos sentimos. 

7 alimentos que melhoram o humor
A felicidade também está no que comemos!

Quando estamos tristes, irritados ou stressados, um quadrinho ou dois de chocolate podem fazer toda a diferença. A verdade é que, para além deste, há vários outros alimentos que melhoram o humor e que podem facilmente ser introduzidos na sua dieta.

Em termos práticos e científicos, estamos a falar de um conjunto de alimentos que estimulam a produção dos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Estes, por sua vez, são responsáveis pela sensação de prazer, bem estar e optimismo. Além disso regulam a capacidade de aprendizagem, o sono e o humor.
 

O top 7 dos alimentos que melhoram o humor


Chocolate

chocolate

Não vamos ser radicais e banir o chocolate. É um facto que dispara a produção de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento. No entanto, deve ser consumido com moderação porque nem todos os chocolates são iguais. Opte sempre por chocolate preto de boa qualidade, com um nível de cacau de 70% ou mais. É o mais saudável para a sua saúde e o seu humor.
 

Cereais

Destaque para os integrais. São ricos em vitamina B6, magnésio e zinco e melhoram a absorção do triptofano, estimulando a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Importa ainda realçar o papel da aveia e do centeio, especialmente ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que ajudam a combater a ansiedade e a depressão.


Vegetais de folha verde

vegetais de folha verde

Rúcula, bróculos, espinafres são bons exemplos destes alimentos que melhoram o humor. Ricos em ácido fólico, que ajuda a libertar a serotonina no organismo, são ainda uma importante ajuda na renovação das células. Além disso, actuam na produção de energia e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio e às vitaminas A, C e do complexo B.


Banana

Esta fruta tem uma grande capacidade de melhorar o seu humor. Tudo graças a uma combinação de vitaminas B6, A e C, fibras, triptofano, potássio, fósforo, ferro, proteínas e carboidratos saudáveis. Na prática, quando come uma banana é como se recebesse uma dose extra de energia. A produção de serotonina, essencial para o humor, é bastante estimulada.


Frutos secos

frutos secos

Nozes, amêndoas. Contêm um aminoácido, de seu nome triptofano, fundamental para o bom humor e que não é produzido pelo organismo humano. Além disso, são ricos em selénio, um excelente agente antioxidante, que tem um papel muito importante na diminuição do stresse e da ansiedade. Cerca de 5 nozes ou 10 amêndoas por dia é suficiente.


Sementes de girassol

Sabia que uma mão cheia delas contém metade da dose diária recomendada de magnésio? A falta deste mineral pode provocar ansiedade e um aumento da adrenalina. Assim, são essenciais para que nos mantenhamos calmos e relaxados, o que acaba por favorecer a subsistência do bom humor. Podem e devem ser consumidas entre as refeições.


Pimenta

Não é apreciada por todos mas não sabe o bem que faz ao seu humor. A sensação de ardor que desperta é provocada pela capsaicina, uma substância que faz com que o cérebro produza mais endorfina e por conseguinte aumente a sensação de euforia. As melhores são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.

Veja também: