7 alimentos que pode comer à vontade e sem culpas

Calorias? Poucas. Benefícios? Muitos! Vamos descobrir quais são os alimentos que pode comer à vontade e sem se preocupar com a balança?

7 alimentos que pode comer à vontade e sem culpas
Sugestões com quase zero de calorias

Não, não existem opções com zero em calorias, mas a verdade é que há alimentos que pode comer à vontade  e sem culpas. Quer saber quais são os ingredientes em que pode apostar livremente? Fique atento e tome nota, também dos seus benefícios para a saúde.

7 alimentos que pode comer à vontade e livre de culpas

De acordo com a nutricionista norte-americana Lisa Young, existem alimentos que podemos comer sem prejudicar o peso ideal. Para a especialista, estes alimentos enquadram-se numa de duas grandes categorias: frutas ou legumes não amiláceos.

Sabe porque é que estes alimentos não prejudicam a silhueta e a saúde? A Dra. Young explica:

  • Estes alimentos são, essencialmente, compostos de água
  • Têm calorias reduzidas
  • Contêm fibras e promovem a saciedade, afastando a fome por mais tempo;
  • Ainda que não sejam ricos em proteínas, são fonte de muitas vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes essenciais à saúde.

Vamos descobrir quais são esses super ingredientes que pode ingerir sem restrições?


Aipo

aipo

Quase 95% do aipo é água, mas isso não significa que o vegetal não ofereça enormes benefícios para a saúde. O aipo contém potássio, folato, fibra e 30% da sua necessidade diária de vitamina K. Tudo isso em apenas seis calorias por dose. Parece incrível, mas é verdade.

Opte por consumi-lo fresco, quando ainda estão recheados de antioxidantes naturais. Após uma semana da compra, já pode contar com doses bastante inferiores.


Couves

couves

As couves são muito leves em calorias – uma chávena de couve crua tem apenas cerca de 33 calorias. No entanto, a mesma dose contém três gramas de proteína e 2,5 gramas de fibra.

Este é, também, um dos poucos alimentos que contêm um ácido graxo super benéfico para a saúde: o Ómega 3. Este é um nutriente que a maioria das pessoas associa aos peixes, como o salmão, mas pode contar com as couves para a sua lista. Para somar ainda mais vantagens, a couve também é muito rica em vitaminas e folato.


Amoras

amoras

As amoras são alimentos com um super poder antioxidante – está é, aliás, a fruta mais poderosa neste sentido. Quer mais benefícios? Um copo de amoras representa o consumo de 14% da quantidade diária de fibras que é recomendada pelos nutricionistas. O melhor? Tudo isto significa o consumo de apenas 85 calorias.


Pepinos

pepinos

Os pepinos são compostos, sobretudo, por água e uma dose média representa o consumo de 16 calorias. É na casca e nas sementes que podemos encontrar a maior parte do seu valor nutricional – fibras e vitamina A -, por isso, na hora de comer um pepino, não esqueça: descascá-lo é um verdadeiro desperdício nutricional.


Tomates

tomates

A cor vermelha já anuncia: os tomates são ricos em licopeno, um carotenóide que ajuda a combater doenças crónicas. Mas, para além do licopeno, os tomates são fonte natural das vitaminas A, C e B2, e ainda de folato, potássio e fibra. As calorias? Apenas incríveis 25 por dose média do fruto.


Brócolos

brocolos

Os brócolos são mais nutritivos quando consumidos em cru, ou se cozidos ao vapor. Este super vegetal contém sulforafano, um poderoso aliado contra o cancro.

Para além das vitaminas A, C, E e K, uma porção de brócolos contém, aproximadamente, 20% das necessidades diárias de fibra – e todos estes benefícios estão incluídos numa dose média com apenas 31 calorias.


Laranjas

laranjas

Grande parte das pessoas associa as laranjas à vitamina C, mas esta fruta cítrica oferece vários outros benefícios para a saúde e tem calorias reduzidas – aproximadamente 80 calorias por porção média.

Uma vez que a vitamina C é essencial à produção de colágeno, as laranjas são super alimentos que ajudam a manter a pele livre de danos e promovem a boa aparência. Para somar mais vantagens, as laranjas contêm muitas fibras naturais, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Preparado para incluir estes super alimentos na sua rotina de alimentação?

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