Saiba mais informações sobre o mercado livre de energia

Preço fixo de energia durante 2 anos. Oferta de 3 meses do serviço Smart

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero saber mais

6 alternativas para poupar luz

Todos os meses, a fatura da eletricidade pesa no seu orçamento? Conheça algumas alternativas para poupar luz.

Se procura alternativas para poupar luz, o primeiro passo para o conseguir implica uma mudança de hábitos e algum investimento para, mais tarde, poupar. Não se trata de ciência nuclear, mas a verdade é que se seguir as nossas dicas vai imediatamente notar diferenças na sua fatura da luz que pode investir em poupança, educação ou num novo projeto, como umas férias, um carro ou aqueles sapatos que anda a namorar há meses.


6 alternativas para poupar luz e alcançar a independência energética

 

1. Ajuste a potência

Verifique se a potência e tarifa contratadas estão ajustadas às necessidades da sua habitação e da sua família. Paralelamente, confirme se está a usufruir das melhores condições de mercado. Recentemente, a DECO realizou o leilão Pague Menos Energia para conseguir para os consumidores melhores tarifas e alternativas para poupar luz. A Energia Simples foi a vencedora com o preço mais baixo na eletricidade, tanto em tarifário simples como bi-horário em vários distritos - vale a pena consultar este fornecedor. 
 


2. Prefira aparelhos eficientes

Ao adquirir eletrodomésticos, prefira aqueles com um classe energética mais eficiente (classe A), sendo certo que estes equipamentos são mais caros, também é verdade que vai consumir menos energia, logo é umas das alternativas para poupar luz com resultados mais imediatos.

 

3. Desligue tudo

Básico, certo? No entanto, quantas vezes deixa as luzes de divisões vazias acesas? Algumas vez desligou os eletrodomésticos ou ficam sempre em stand-by? E quantas vezes deixou a televisão ligada enquanto foi só ali comprar pão? Se fez alguma das opções anteriores ou todas, pelo menos, uma vez por semana, saiba que já queimou muitos euros. Sabia que, apenas por desligar os aparelhos da tomada, poupa mais de 40 euros por ano? 
 
 

4. Reduza a temperatura

Seja no inverno ou no verão, reduza a temperatura do aquecimento ou do ar condicionado em apenas alguns graus e, sem prejudicar o seu conforto, vai notar diferenças na fatura da eletricidade. Em simultâneo, durante todo o ano, reduza a temperatura da máquina de lavar ou roupa ou lave a roupa a frio e poupa mais de 50%!

 

5. Gaste o menos possível

Sempre que possível, evite o consumo de energia. Como? Aproveite a luz solar para iluminar e aquecer os espaços, se vive numa zona muito iluminada, aproveite a iluminação pública para iluminar a sua habitação (sim, funciona) ou seque a roupa ao ar livre.
 


6. Aposte no autoconsumo

Com as opções de autoconsumo da Energia Simples, toda a energia que produzir é sua e pode reduzir a sua fatura de eletricidade em 30%. Não só produz a sua própria energia, como se torna independente da rede pública, diminui a sua pegada ecológica e reduz a fatura de eletricidade.
Adira ao mercado livre de Energia >>
Veja também: