Desde a liberalização do mercado energético, todos os cidadãos podem escolher o fornecedor de eletricidade que bem entenderem. Isto significa que pode escolher o operador que disponibiliza as melhores condições para o seu perfil de consumos.
Esta escolha deve, contudo, ser feita após uma comparação exaustiva entre os diferentes operadores tanto a nível de tarifas, serviços prestados, descontos ou mesmo em relação ao serviço de atendimento ao cliente. Assim sendo, eis o que deve saber para escolher o fornecedor de eletricidade adequado às suas necessidades.
Escolher o fornecedor de eletricidade: tudo o que deve saber

Quais os operadores de eletricidade em Portugal?
Atualmente, estes são os operadores licenciados ou registados, destinados a clientes domésticos:
- EDP Comercial – Comercialização de Energia SA;
- Gold Energy – Comercializadora de Energia SA;
- Endesa – Endesa Energia Sucursal Portugal;
- Galp Energia – Galp Power, SA;
- Iberdrola – Iberdrola Clientes Portugal, Unipessoal, Lda;
- Rolearviva – Rolear Automatizações, Estudos e Representações SA;
- Alfa Energia, Lda;
- Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL;
- Enat – Energias, Lda;
- Ylce;
- HEN – Serviços Energéticos, Lda;
- Jafplus Energia;
- Logica Energy;
- LUZBOA – Comercialização de Energia, Lda.
- LUSiGÁS;
- Energia Simples;
- RolearViva – Automatizações, Estudos e Representações, S.A.
Os simuladores
A melhor forma de saber se deve ou não mudar de operador de energia é utilizar os simuladores disponíveis nos sites das empresas listadas. Além disso, pode também usar o simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para escolher o operador a contratar.
Não descure a importância dos simuladores, pois ajudá-lo-ão não só a comparar preços, mas também a perceber melhor qual a potência que deve contratar, tendo em vista os aparelhos elétricos que utiliza em sua casa.
Quais as informações a recolher junto dos operadores?
De acordo com a ERSE, antes de escolher um fornecedor de eletricidade ou assinar qualquer contrato, deve informar-se junto dos operadores sobre os seguintes aspetos:
- Serviços adicionais;
- Preços propostos;
- Serviços prestados;
- Periodicidade de faturação;
- Opções tarifárias;
- Prazos e modalidades de pagamento;
- Quais são as condições em caso de rescisão.
Importa sublinhar que todos os operadores são obrigados por lei a disponibilizar uma ficha contratual que, por norma, contém todas as informações acima descritas.
Além dos simuladores disponíveis online, esta ficha é uma forma de facilitar a comparação das condições contratuais entre comercializadores de energia. Portanto, analise ao detalhe todas as informações prestadas neste ficha, inclusive as letras pequeninas – para acautelar surpresas.

Como mudar de operador
Se pretende mudar de fornecedor de eletricidade, e depois de comparar as condições de cada um dos fornecedores de eletricidade com aquilo que paga atualmente, o processo é relativamente simples.
Pode aderir por telefone ou online e não precisa de pagar nada, mudar de contador ou sequer se preocupar com a interrupção do fornecimento de energia. A alteração é meramente contratual e pode demorar, no máximo, três semanas.
Na prática, ao celebrar contrato com um novo operador, é este que tratará de todos os procedimentos necessários para concretizar a mudança, incluíndo o cancelamento do contrato com o anterior operador, e sem qualquer prejuízo para o cliente.
Recordamos que, após o início do contrato, tem catorze dias para cancelar o serviço, caso não esteja satisfeito com o mesmo.