Animais de estimação fazem bem à saúde: 9 explicações

Temos 9 razões para adorar ainda mais o seu bichinho. Sabia que ter animais de estimação pode fazer bem a sua saúde?

Animais de estimação fazem bem à saúde: 9 explicações
As pequenas "feras" domésticas são poderosas

Está a pensar levar para casa um bichinho de estimação? Então vai adorar saber que eles, para além de serem excelentes companheiros, podem promover inúmeros benefícios à sua saúde física e mental.

A relação entre donos e animais não só traz muita diversão, como também é uma excelente ajuda para ajudar a desenvolver importantes capacidades emocionais e sociais. Estes são alguns dos fatores que contribuem para o nosso bem estar. Mas as vantagens não acabam por aqui: na verdade, os animais de estimação podem fazer bem à sua saúde por completo.

Fique atento às 9 vantagens que a ciência nos mostra e tire a prova: ter um bichinho em casa pode ser aquilo que precisa para viver melhor – e mais.

Os animais de estimação podem melhorar a sua saúde

1. Dão a sensação de bem estar

Não há dúvidas: os animais podem fazer com que as pessoas se sintam bem. Quem tem um amigo de estimação sabe bem do que estamos a falar e pode comprovar o que dizemos. Surpreenda-se com as inúmeras formas que um animal de estimação encontra para promover o seu bem estar e a sua saúde.

2. São uma explosão de bom humor

Gaste apenas alguns minutos a brincar com um cão, a acarinhar um coelho ou a ver o seu peixinho a nadar. É uma questão de instantes para que passe a sentir-se mais calmo e tranquilo- e talvez até dê uma boa gargalhada.

Durante o tempo em que está com os animais, o seu corpo realmente passa por importantes mudanças físicas – e são elas que fazem a diferença no seu humor. O nível de cortisol, uma hormona associada ao stress, diminui consideravelmente. Para além disso, a serotonina aumenta e promove uma sensação de prazer e bem estar.

3. Os animais melhoram a sua Pressão Arterial

Se a sua pressão arterial é um problema, mas já encontrou o peso ideal e pratica atividade física regular, há uma terceira medida que pode tomar para melhorar a sua saúde. Sabia que ter um animal de estimação pode ajudá-lo a controlar os valores da tensão arterial?

Um estudo analisou 240 casais casados e concluiu que aqueles que eram donos de animais tinham a pressão arterial mais baixa e uma menor frequência cardíaca durante o repouso. Incrível?  Ainda temos mais: outro estudo mostrou que o problema de pressão alta nas crianças reduz quando estão na presença dos seus cães de estimação.

4. Ajudam a reduzir os níveis de colesterol

Quem tem um animal de estimação, tem uma vantagem extra quando o assunto é controlar os níveis de colesterol. Isso é comprovado através dos melhores resultados nas análises de colesterol e triglicérides. Quando são comparadas às pessoas que não convivem com animais, os donos de um bichinho doméstico têm melhores respostas laboratoriais.

A razão para isso ainda não é clara, mas os especialistas acreditam que pode ter a ver com o facto dessas pessoas terem uma vida mais ativa ao lado dos seus animais.

5. Mexem (literalmente) com o seu coração

Pessoas com gatos e cães têm alguns importantes benefícios para o coração. Um estudo realizado ao longo de 20 anos, analisou as pessoas que nunca possuíram um gato e concluiu que elas tinham mais 40% de probabilidade de sofrerem ataques cardíacos fatais.

Outro estudo científico descobriu que os donos de cães tinham uma maior taxa de sobrevivência após um ataque do coração.

6. Afastam a depressão

O amor incondicional que o seu animal de estimação sente por si é um remédio milagroso para afastar a tristeza e a solidão, podendo até mesmo ajudar a lidar com o problema da depressão.

Um animal de estimação vai ouvir o dono falar durante o tempo que quiser, vai sentar-se ao lado e, provavelmente, pedir miminhos e brincadeiras que ajudam a promover o bem estar e trazem momentos de felicidade.  Cuidar de um animal pode acalmar e ocupar o tempo, fazendo com que o dono se sinta útil, por exemplo.

7. Tornam os donos ativos

Quem tem um cão, provavelmente, é mais ativo do que quem não tem um. Levar o animal a passear, por exemplo, pode significar fazer uma caminhada diária de 30 minutos – o suficiente para manter os donos em movimento.

Que tal adicionar um ingrediente extra a esses momentos? Inclua um jogo e atire um objeto para que o seu cão vá apanhar. Isso vai deixá-los – aos dois – ainda mais ativos e saudáveis.

8. São fieis companheiros de exercício

Enquanto brinca com seu animal de estimação, beneficia a sua saúde. Crie atividades que promovam o movimento e a interação entre os dois e divirta-se a mexer o corpo.

Sabia que já existem alguns locais que oferecem aulas de Yoga para donos e cães? Chamam-se “doga” e já fazem sucesso em algumas partes do mundo. Enquanto não encontra esta atividade, que tal criar um grupo para ir ao parque com os animais? Enquanto passeia o seu animal, pratica atividade física e faz novas amizades.

9. Ajudam a desenvolver mais conexões

Uma das chaves para ter uma mente saudável é permanecer envolvido com os outros à sua volta. Os donos de animais de estimação são um pouco como os pais de bebés e crianças: gostam de conversar com outras pessoas que vivem a mesma experiência.

Um cão, por exemplo, é uma “conversa pronta a acontecer”.  As pessoas param e interagem com os animais enquanto passeiam e esta é uma excelente desculpa para criar conexões sociais. Vá ao parque com o seu cão e aproveite para socializar com outros donos de animais enquanto a “bicharada” desfruta da diversão.

Veja mais: