Inês Pereira
Inês Pereira
01 Jan, 2019 - 11:55
Conheça 7 benefícios da caminhada

Conheça 7 benefícios da caminhada

Inês Pereira

Faça frio ou faça calor o exercício é sempre uma boa aposta. Está na hora de conhecer os benefícios da caminhada para não ter desculpas e começar já hoje.

O artigo continua após o anúncio

Quem não tem por hábito praticar exercício físico, seja em casa, na rua ou num ginásio, certamente já ouviu este conselho: é necessário começar devagar e com uma atividade mais leve. E a verdade é que, por muito que se queira atingir determinados objetivos, tudo deve ser feito com peso e medida. É por isso mesmo que caminhar parece ser a melhor opção para dar início a uma vida mais ativa e, claro, mais saudável. Ora, está na altura de conhecer os benefícios da caminhada e ‘dar corda aos sapatos’ (neste caso, aos ténis).

Embora seja uma boa ideia para os iniciantes, a caminhada é um exercício que traz benefícios a qualquer um – até aos atletas mais experientes. Bem vistas as coisas, pode ser feita a qualquer hora, em praticamente qualquer lugar, e não tem restrições de idade. A melhor parte? Sentirá melhorias instantâneas tanto a nível físico como mental, já que o seu corpo começa a responder praticamente de forma imediata.

Com o passar do tempo sentir-se-á menos cansado, com maior capacidade de concentração e, claro, mais elegante. No entanto, os resultados dependem também da frequência e da intensidade do exercício, pelo que terá de adaptar a prática aos seus objetivos.

Benefícios da caminhada: saiba quais são

conheça todos os benefícios da caminhada

Caminhar é, provavelmente, o exercício mais simples, natural e económico de todos. Muito recomendado por especialistas, traz-lhe inúmeras vantagens: não só emagrecerá, como estará a melhorar a sua saúde geral e poderá ainda apreciar a natureza. E, verdade seja dita, quanto mais tempo investir nesta atividade melhor será o funcionamento do seu organismo.

Conheça agora todos os benefícios da caminhada e não perca mais tempo: está na hora de calçar os ténis e ir respirar ar puro.

1. É bastante económica

Poucas devem ser a pessoas que nunca abdicaram do ginásio por causa do valor mensal que teriam de pagar. Problema? Muitas vezes desistem também da prática desportiva. Ora, a caminhada vem resolver este problema, já que pode ser realizada em praticamente qualquer lugar. Não precisa de máquinas nem de equipamentos especiais, o que faz dela uma forma muito económica de praticar desporto.

2. Melhora a saúde mental

Talvez lhe pareça estranho mas a prática desportiva melhora muitos mais do que o seu físico e o funcionamento do seu organismo: a saúde mental também sai muito beneficiada.

Ao caminhar vai sentir-se mais animado, já que as endorfinas libertadas terão um efeito positivo no seu humor.  Assim, sentir-se-á mais feliz e problemas como a depressão, a ansiedade e o stress estarão mais distantes.

O artigo continua após o anúncio

Por outro lado, importa ainda referir que um estudo da Universidade de Pittsburgh demonstra que esta atividade ajuda a preservar a sua memória.

3. Faz bem à saúde cardiovascular

Já não é novidade para ninguém que o exercício físico faz maravilhas pela saúde do coração. Contudo, é possível que ainda existam céticos em relação às potencialidades de uma simples caminhada.

A verdade é que estes passos diários ajudam mesmo a prevenir o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, já que atuam no controlo do colesterol e na diminuição de triglicéridos no sangue.

Mas as vantagens não se ficam por aqui. De facto, esta atividade ajuda também a diminuir a pressão arterial. Isto porque a prática da caminhada aumenta o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos. Resultado? Pressão arterial reduzida.

4. Previne diversas doenças

Se pensa que as doenças cardiovasculares eram as únicas que tinham como inimigo a caminhada então está enganado. Problemas como a diabetes, as varizes e a osteoporose são também afastados pela prática deste exercício.

Importa até referir que a caminhada ajuda mesmo a melhorar o transporte de oxigénio para as células e os músculos, o que faz com que tenham mais energia e funcionem melhor.

5. Melhora o sono

Por esta altura já deve ter percebido que benefícios da caminhada vão muito além daqueles que seriam expectáveis. Assim, não o deve surpreender que esta atividade tenha também um papel positivo no seu sono.

Acontece que caminhar faz com que o organismo produza substâncias estimulantes, como a adrenalina, que fazem com que o corpo esteja mais ativo nas horas seguintes. Resultado? Na hora de descansar conseguirá dormir de forma mais profunda e relaxada.

O artigo continua após o anúncio

6. Ajuda na dieta

Este é outro dos benefícios da caminhada: ajuda mesmo a perder peso e a emagrecer. Afinal, é uma das maiores vantagens do exercício físico, certo? Quando combinada com uma alimentação equilibrada e saudável, esta atividade pode mesmo fazer maravilhas pela sua linha.

7. Melhora a respiração

Pode parecer estranho mas caminhar traz benefícios à sua respiração. Ao praticar esta atividade está a estimular os seus pulmões, o que não só oxigena melhor as células do seu corpo como ainda elimina as impurezas do sistema respiratório.

Veja também: