Inês Pereira
Inês Pereira
27 Abr, 2018 - 10:58
Como começar a correr: 5 dicas para iniciantes

Como começar a correr: 5 dicas para iniciantes

Inês Pereira

Basta sair à rua para perceber: a corrida é uma tendência que conquista muitos adeptos. Se quer saber como começar a correr, este artigo é para si.

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Correr é muito mais do que calçar uns ténis e fazer uns percursos em passada apressada. E se está a perguntar-se sobre como começar a correr para ser mais saudável, então, fique a conhecer as melhores dicas para introduzir esta prática simples e acessível nos seus tempos livres.

Saiba como começar a correr: 5 bons conselhos

Atualmente, há um tema que parece não sair de cima da mesa: ter um estilo de vida saudável. Cada vez mais, as pessoas preocupam-se em incluir a prática de desporto e uma boa alimentação na sua rotina diária. Talvez, por isso mesmo, a corrida tenha vindo a ganhar cada vez mais praticantes.

É normal procurar um professor para aprender natação ou ténis; um treinador para jogar futebol ou basquetebol; um especialista para praticar esgrima ou karaté. Porém, no caso da corrida, é comum pensar-se que não é necessário qualquer tipo de cuidado. Afinal, correr parece algo bastante inato, certo?

A verdade é que, apesar da sua simplicidade, a corrida obriga a algumas regras para que o praticante retire desta atividade todos os proveitos. Por isso mesmo, é importante que saiba como começar a correr.

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1. Comece por caminhar

Não caia no erro de se deixar levar pela motivação e sair pela porta a correr desenfreadamente quando não tem qualquer prática no que se refere ao exercício físico. É muito importante saber como começar a correr da forma correta.

O melhor é começar devagar, pelo que caminhadas são uma boa opção para as suas primeiras aventuras. Desta forma, conseguirá aumentar progressivamente a velocidade e o tempo de corrida.

Uma boa ideia é começar com 1 minuto de corrida e 4 minutos de caminhada, tempos que deve, depois, ir ajustando de modo a que os períodos de corrida substituam totalmente os de passada mais lenta.

2. Opte por distâncias curtas

Se é iniciado nestas andanças, saiba que deve começar por distâncias curtas, de modo a evitar lesões e tirar todo o partido do seu treino. O seu corpo não está habituado a este tipo de esforço e, como tal, não deve puxar demasiado por ele. Claro está que, mais tarde, poderá ir aumentando os caminhos percorridos.

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3. Defina bem o seu percurso

Antes de sair de casa equipado com os seus ténis de corrida, defina o percurso que vai fazer. Está tática não só o ajuda a não sobrecarregar a sua resistência, como torna o seu treino mais regrado. Uma boa ideia é recorrer a aplicações móveis de corrida, como a RunKeeper ou a MapMyRun.

4. Escolha ténis adequados

Não é preciso muito para começar a correr, mas é importante que invista num bom par de ténis. Sapatos que não sejam adequados podem originar desconforto, lesões e má performance. O melhor será aconselhar-se numa loja especializada ou junto de alguém com bastante experiência.

5. Consulte um médico

Uma das ajudas mais importantes que pode ter para saber como começar a correr é consultar um médico antes de se aventurar neste desporto.

Deve fazer uma avaliação física completa, que lhe permita conhecer o seu estado de saúde geral. Assim, e com o aconselhamento de um médico, terá todas as armas na luta contra quaisquer lesões ou condicionantes que possam surgir.

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