Teresa Campos
Teresa Campos
18 Nov, 2020 - 10:02

Vai começar a correr? 11 dicas que deve ter em atenção

Teresa Campos

Se quer entrar no mundo da corrida, então saiba que há cuidados para começar a correr que deve ter, pois ajudam a evitar lesões. Saiba mais

mulher a correr

Praticar corrida é muito mais do que calçar umas sapatilhas e fazer uns percursos em passada apressada. Há cuidados para começar a correr que deve ter, de modo a prevenir lesões e outros problemas.

Este é, sem dúvida, um hábito saudável, mas é importante adotar cuidados para começar a correr, de maneira a que esta prática se torne numa rotina e consiga tirar o máximo partido dela.

11 cuidados para começar a correr

Cada vez são mais as pessoas que desejam ter um estilo de vida saudável, fazendo uma dieta equilibrada e praticando algum exercício físico. A corrida é, claramente, uma das atividades físicas que têm ganho mais adeptos.

Afinal, pode praticar este desporto em qualquer lugar, de noite ou de dia; sozinho ou acompanhado; não precisando de nenhum equipamento especial para o efeito. Porém, isso não significa que não seja necessário ter cuidados para começar a correr, pois há bons e maus hábitos de corrida.

Os cuidados para começar a correr assentam em algumas regras básicas e simples, que garantem que o praticante da atividade física usufrui ao máximo dos benefícios deste exercício, sem pôr em risco o seu bem-estar e a sua saúde.

1. Começar por caminhar

Não caia no erro (grave e comum) de começar a correr desenfreadamente, sem ter quaisquer hábitos de exercício físico. Este é um dos principais cuidados a começar a correr.

Assim, comece devagar e, antes de correr, experimente as caminhadas. Elas vão ajudá-lo a aumentar a sua velocidade, o tempo da corrida, assim como a própria resistência física. Também é importante que esta se torne numa rotina, pois só assim o corpo se consegue habituar e responder positivamente ao esforço que lhe está a ser pedido.

Portanto, nos primeiros dias, vá intercalando 1 minuto de corrida com 4 minutos de caminhada. à medida que se for sentido confiante e confortável, aumente o tempo de corrida e diminua o tempo de caminhada.

Mulher a caminhar para perder peso

2. Optar por distâncias curtas

Comece também por correr distâncias curtas, de modo a evitar lesões e a tirar o melhor partido do treino. Deixe que o seu corpo se vá habituando a esta nova rotina. Mais tarde, pode aumentar o tempo e, claro, a distância da corrida.

3. Definir bem o percurso

Decidir previamente qual é o percurso que vai fazer ajuda-o a não sobrecarregar a sua resistência, assim como torna o treino mais regrado. Para isso pode recorrer a aplicações móveis de corrida, como a RunKeeper ou a MapMyRun.

4. Calçar sapatilhas adequadas

Não precisa de gastar muito dinheiro, mas deve escolher umas sapatilhas próprias para corrida. Caso contrário, poderá sentir desconforto e isso resultar numa má performance e mesmo em lesões.

5. Consultar um médico

Uma das ajudas mais importantes que pode ter para saber quais os cuidados para começar a correr é consultar um médico, antes de se aventurar neste desporto.

Faça uma avaliação física completa, de modo a perceber qualo seu estado de saúde geral. Assim, e com o aconselhamento de um médico, estará completamente pronto para abraçar o mundo da corrida.

benefícios de beber águas alcalinas

6. Alimentar-se bem e beber muita água

Nunca deve ir correr com fome ou de estômago vazio.  Cerca de 30 minutos antes do treino, deve consumir alimentos saudáveis, nomeadamente hidratos de carbono, pois são uma excelente fonte de energia.

Também é importante não esquecer a hidratação antes, durante e depois da corrida. Ao correr vai transpirar e eliminar água que deve ser resposta através da ingestão de águas ou chás.

O que comer depois de correr: dicas e receitas
Veja também O que comer depois de correr: dicas e receitas

7. Respirar corretamente

Pode parecer básico e elementar, mas respirar bem durante uma atividade física como a corrida é mesmo muito importante. Apesar de ser um processo natural, é fundamental não descurar este aspeto.

Experimente inspirar a cada três passos e expirar ao fim de dois passos. Esta é uma técnica que permite equilibrar o esforço e a energia despendidos, assim como evitar lesões.

8. Praticar exercícios de força

Quem quer começar a correr, deve intercalar as corridas com treinos de força e de fortalecimento muscular, nomeadamente de regiões como as pernas, o quadril e as coxas. Isso irá ajudar no momento de correr e contribuirá para evitar lesões.

frequentar ginásio

9. Descansar e repousar

O descanso é essencial para recuperar e prevenir lesões. Portanto, mesmo que não se sinta cansado e o corpo se esteja a habituar bem às corridas, deve conceder-lhe o repouso necessário.

10. Divertir-se e relaxar

É importante tirar prazer da atividade física e a corrida não é exceção. Por isso, procure correr numa zona agradável para si, como no parque ou à beira-mar. Além disso, pode usar phones e ouvir música enquanto o faz, para tornar este hábito ainda mais relaxante.

Pense neste momento como um momento só para si, em que se pode alhear de todos os problemas e compromissos.

11. Adotar a postura certa

Antes de começar a correr, deve fazer um bom aquecimento, composto por alguns exercícios posturais, como alongamentos. Além disso, durante a corrida, deve manter os braços posicionados num ângulo de 90°. Isso vai favorecer a propulsão do corpo.

Ao correr, as pisadas também devem ser feitas do calcanhar para as pontas dos pés, de modo a evitar o impacto na região dos joelhos, quadris e coluna.

Veja também