PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Barriga inchada: principais causas

A barriga inchada tem várias origens, mas de forma geral, pode ser resolvida através de mudança dos hábitos alimentares, optando por um estilo de vida mais saudável.

Barriga inchada: principais causas
Conheça as causas e saiba como prevenir o inchaço abdominal

12 principais causas de barriga inchada 


Flatulência

Por vezes, o ar extra que provoca a barriga inchada pode ser o efeito da ingestão de leguminosas secas como o feijão, grão-de-bico e lentilhas.



Prisão de Ventre

Uma das causas comuns do inchaço abdominal é a prisão de ventre. O melhor é verificar a sua dieta, fazer exercício físico e beber muita água.



Viagens

Em viagem, por vezes, sentimos desconforto abdominal e barriga inchada. A origem pode estar na mudança dos nossos hábitos diários o que causa prisão de ventre. Sempre que possível, tente manter o horário das refeições e a hora de dormir.



Ansiedade 

Prazos de entrega próximos, datas importantes e acontecimentos fora do comum podem originar alguma ansiedade e stress, o que por sua vez, causam o abrandamento da digestão e, consequentemente, o inchaço abdominal.



Falta de Exercício Físico 

A actividade física estimula os músculos do aparelho digestivo e ajuda a promover a libertação do ar extra que provoca o inchaço abdominal.



Intolerâncias Alimentares

É possível a barriga inchada e dura ser sintoma de algumas intolerâncias alimentares não diagnosticadas. Os alimentos mais comuns que provocam intolerância são:
  • glúten
  • lactose
  • fermento



Batidos de Fruta 

A razão do inchaço abdominal poderá, muitas vezes, estar associado ao excesso de frutose, o açúcar natural presente na fruta. Os batidos de fruta e mesmo os sumos naturais, são considerados saudáveis, mas a verdade é que podem conter mais açúcar do que os próprios refrigerantes. O facto de se passar a fruta no liquidificador irá destruir a sua consistência e fazer com que a maioria da fibra, das vitaminas e dos minerais sejam desperdiçados.



Bebidas gaseificadas 

O gás presente nas bebidas gaseificadas causa uma ligeira expansão do estômago e dos intestinos.



Alterações hormonais

No caso das mulheres, o inchaço que se sente no abdómen pode ocorrer devido ao período pré-menstrual, à menstruação e à gravidez.



Síndrome do Intestino Irritável 

Se o inchaço na barriga já dura há algum tempo, e é acompanhado por dores de barriga, episódios de diarreia e prisão de ventre, a origem pode ser o SII.



Doença de Crohn

Barriga inchada, perda de peso súbita, náuseas, vómitos e febre, podem ser sinais da doença de Crohn, uma doença inflamatória crónica do intestino.



Cancro (casos raros)

São raros os casos em que a barriga inchada é sinal de cancro e o mais provável é que o inchaço esteja relacionado com algo normal e tratável que se pode resolver através da mudança de hábitos alimentares. O sinal de alarme chega quando este sintoma é acompanhado por outros como o sangue nas fezes ou a perda de peso. Nestes casos, a melhor opção é repensar o seu estilo de vida, verificar se está a fazer as melhores escolhas e agendar uma consulta com o seu médico, de forma a realizar exames de despiste de doenças graves.


Como evitar a barriga inchada 

Para evitar a barriga inchada deve-se evitar os seguintes alimentos:
  • Leite e derivados
  • Pão Branco
  • Refrigerantes
  • Carnes Vermelhas
  • Fritos
  • Doces
E consumir mais:
  • Fibras
  • Água
  • Chás diuréticos: Verde, carqueja, alcachofra

Veja também: