Estudo: bebés que nascem em setembro são os mais bem-sucedidos

Descubra o que diz um estudo recente sobre os bebés de setembro e, se ainda pretende ter filhos, comece a fazer contas aos meses.

Estudo: bebés que nascem em setembro são os mais bem-sucedidos
Se quer ter filhos, faça já as contas para que nasçam no mês certo

Cada um é livre de atribuir a razão ao que quiser, mas o que é facto é que os bebés de setembro são mais bem-sucedidos que os restantes, segundo investigadores das Universidades de Toronto, Flórida e Northwestern.

Cada vez mais bebés de setembro em Portugal

Excetuando o ano de 2011, há mais de uma década que setembro é o mês em que nascem mais bebés no nosso país.

Os especialistas acreditam que em Portugal isto acontece porque o Natal, altura do ano em que os bebés de setembro são concebidos, é uma época favorável à conceção. Por ser uma data especial, por algumas pessoas estarem de férias e, consequentemente, mais relaxadas e também por ser um período de reflexão, o que pode levar muitos casais à tomada da decisão de trazer mais uma vida ao mundo.

Para além disso, no caso de casais que não vivem juntos, por um deles trabalhar fora do país, é uma altura em que, normalmente, as famílias se reencontram, o que também pode ajudar à estatística.

O sucesso explicado através do mês de nascimento

sucesso felicidade happiness

O estudo desenvolvido pelas universidades norte-americanas conclui que o mês em que se nasce influencia o sucesso académico de cada indivíduo, assim como outros fatores socioeconómicos.

Cerca de 1 milhão de estudantes, nascidos entre 1994 e 2000, foram analisados e os investigadores descobriram que os bebés de setembro acabam por ser os melhores alunos e também têm uma maior probabilidade de ir para a faculdade. Para além disso, são menos vezes penalizados através da detenção escolar, que é um castigo aplicado nas escolas dos Estados Unidos da América e que obriga os alunos a permanecerem na escola por mais tempo para desenvolverem tarefas.

À medida que crescem, observa-se que os bebés de setembro são mais propensos a ir para melhores universidades e que têm menos tendência para serem presos por crimes cometidos na juventude.

Há mais para além do mês do nascimento

Apesar de este ser um estudo interessante, nada tema se tiver filhos nascidos noutros meses. Como em tudo, o estudo aponta os resultados apresentados pela maioria, o que não implica que apenas os bebés de setembro tenham sucesso na vida.

O sucesso deve-se ao conjunto de vários fatores, como ter um ambiente familiar saudável, um forte apoio parental, um meio envolvente equilibrado, uma boa educação e método de trabalho.

Veja também: