Cartões de crédito: como evitar fraudes

Cada vez mais, é fundamental antecipar possíveis riscos com o cartão de crédito. A probabilidade de ser vítima de fraude em cartões de crédito diminui se for extremamente cuidadoso.

Cartões de crédito: como evitar fraudes
O que fazer para evitar fraudes

Cada vez há mais fraudes relacionadas com os cartões de crédito. Estas podem ser feitas de várias formas. A única forma de combater este problema é ser cuidadoso e vigiar o seu cartão de crédito constantemente.

 

As instituições financeiras desenvolvem continuamente novas tecnologias para proteger os seus clientes deste tipo de crime, no entanto, a melhor forma de estar protegido é ser extremamente cuidadoso nas operações que realiza com o cartão de crédito e estar atento para não o furtarem nem o perder. Se eventualmente isso acontecer, ou se acha que foi vítima de fraude informe de imediato o seu banco para que este tome as medidas necessárias.

 

Como evitar ser alvo de fraude: 5 dicas

Adopte alguns procedimentos de segurança básicos:

 

1. Examine sempre o seu extracto de cartão de crédito cuidadosamente.

Consulte as suas contas através da internet, muitos bancos disponibilizam a consulta da sua conta em tempo real;

 

2. Registe os números dos seus cartões de crédito e de débito

Assim como os números de telefone necessários para participar a perda ou furto dos cartões. Se algum imprevisto lhe acontecer pode reportar imediatamente a situação à instituição financeira emissora do seu cartão;

 

3. Nunca deixe o seu cartão de crédito como garantia seja para o que for

Nem o empreste a terceiros. Guarde também todos os recibos de compras efectuadas com o cartão de crédito, não os deixe nas caixas automáticas, supermercados ou bombas de gasolina;

 

4. Nunca dê o seu número de conta, código de segurança ou outras informações pessoais a terceiros

Muito menos insira o número do seu cartão de crédito para fazer pagamentos online em sites pouco fidedignos, para realizar essas operações crie um cartão virtual, cujo códigos são usados numa única operação, através de procedimentos mais seguros.

 

5. Uso em locais públicos

Tenha especial atenção quando está num local público onde tenha que dar o número do seu cartão de crédito em voz alta, como por exemplo nos aeroportos.

 

Veja também: