PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Chá branco: o antioxidante que melhora o humor

Sabia que a bebida tem poderes que podem combater o aparecimento de doenças cerebrais degenerativas, prevenir o cancro e afastar problemas cardiovasculares?

Chá branco: o antioxidante que melhora o humor
Infusão promete milagrosas melhorias à saúde

Existe uma bebida quente que emagrece, previne o envelhecimento prematuro, tem propriedades anti-inflamatórias e afasta algumas das doenças mais temidas, como o cancro e as complicações cardiovasculares. A explicação está na sua origem: a planta Camellia Sinesis, a mesma que dá super poderes ao chá verde e ao chá preto. Descubra as vantagens do chá branco: o antioxidante que melhora o humor e turbina a saúde.
 

Chá branco: ação antioxidante

O chá branco destaca-se pela sua poderosa ação antioxidante, e a razão está num tipo de polifenol encontrado na planta que dá origem à bebida: as chamadas catequinas. É esta propriedade que torna o chá branco um importante aliado na prevenção de doenças cerebrais degenerativas, doenças cardíacas e cancro.



Os nutrientes do chá branco

Estudos científicos realizados nos Estados Unidos mostraram que o chá branco é altamente rico em catequinas, e isto marca a sua diferença em relação a outros tipos de chás. Este importante e potente polifenol caracteriza-se pela sua forte ação antioxidante, ajudando o organismo a produzir uma melhoria significativa na saúde. As catequinas auxiliam na prevenção do Alzheimer e de Parkinson, bem como afasta os cancros e fortalece o bom funcionamento cardiovascular, para além de apresentar funções anti-inflamatórias e proteger o fígado.

Mas as vantagens do chá branco não ficam por aí: a L-teanina é um aminoácido que tem ação direta no cérebro, provocando o aumento dos níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores conhecidos pelo poder de desencadear a sensação de relaxamento e bem-estar.

Esta infusão é enriquecida ainda com a presença da cafeína, ainda que em menor quantidade do que a observada no chá preto e no chá verde.  Por ser estimulante e termogénica, a cafeína combate a fadiga e ajuda no processo de emagrecimento, pois acelera o gasto energético do organismo.
 


Benefícios comprovados pela ciência

Previne o cancro: quando acontece a oxidação do ADN das células, aumentam os riscos de aparecer algum tipo de cancro. As catequinas do chá branco, através da sua ação antioxidante, impedem que ocorram as alterações genéticas que poder dar origem a tumores malignos. Os benefícios do chá branco estão particularmente relacionados à prevenção dos cancros de pulmão, estômago e fígado.

Tem ação anti-inflamatória: as catequinas também reduzem os processos inflamatórios. Para quem sofre com artrite inflamatória, o chá branco é uma excelente arma de combate à doença, e ainda é capaz de reduzir a ocorrência de cancro no cólon.

Afasta doenças degenerativas cerebrais: mais uma vez, a ciência enaltece os poderes das catequinas. Elas são capazes de prevenir a oxidação excessiva dos neurónios, fator que contribui para o aparecimento de doenças cerebrais degenerativas, como é o caso do Alzheimer e do Parkinson.

Controla os níveis de colesterol: a ação antioxidante do chá verde também reduz o mau colesterol (LDL). Isto também contribui para afastar as complicações cardiovasculares.

Melhora o humor e combate a depressão: o chá branco é capaz de provocar uma sensação de relaxamento e a explicação é dada através da presença do aminoácido L-teanina, que age no cérebro para aumentar os níveis de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar físico e emocional. São eles: o ácido gamaaminobutírico (GABA), a dopamina e a serotonina.
 


Como fazer o chá branco

Siga as mesmas regras de preparo do chá verde:
  • Ferva água e, antes mesmo de aparecerem as primeiras bolhas, retire a água do calor;
  • Adicione 2 colheres de sopa da erva para cada litro de água, ou 2 colheres de chá para 1 chávena de água;
  • Cubra com um pano por cinco minutos e coe a infusão.
 
Beba a temperatura que preferir, mas não após ultrapassar 24 horas após o preparo do chá – altura em que as propriedades ativas da bebida perdem a eficácia. Adoce apenas com mel, ou adicione um pau de canela para conferir um sabor especial à bebida.
 


Onde comprar

Pode comprar o chá branco em ervanárias ou mercados, tal como o seu chá verde ou preto. Nas lojas, a embalagem de 40g da versão biológica fica por 4,99€.

Veja também: