Inês Pereira
Inês Pereira
13 Dez, 2018 - 17:32
Descubra 6 bons motivos para começar já a beber chá

Descubra 6 bons motivos para começar já a beber chá

Inês Pereira

Para os nervos, para a gripe, para as insónias – parece haver uma infusão para tudo. Por isso mesmo, está na altura de conhecer os benefícios de beber chá.

O artigo continua após o anúncio

É adorado por uns e ignorado por outros. Aquece, reconforta, ajuda a curar e acompanha os dias mais frios. O chá pode ser o seu melhor amigo de todas as horas, seja qual for a ocasião, e benefícios para a saúde e o seu bem-estar não lhe faltam. E a melhor parte é que tem inúmeras opções à sua disposição e pode escolher em função das suas preferências e objetivos. Afinal por que motivos deve beber chá no seu dia-a-dia?

A moda do chá das cinco já lá vai – hoje em dia beber infusões ao longo do dia torna-se uma prática cada vez mais comum. Afinal, as vantagens não deixam espaço para dúvidas: das alergias às doenças cardiovasculares, passando pela gripe, as insónias e os nervos, há poucos males que um chá não possa ajudar a resolver. Chegou a hora de conhecer os benefícios desta bebida de cor e salteado.

O que faz do chá uma bebida poderosa?

Quando as temperaturas caem, o prazer do chá torna-se numa atração, e ainda bem. Mas sabe por que beber chá é mais do que um momento de prazer? Ele pode aquecer o corpo, fazer relaxar ajudar a emagrecer, reduzir os níveis do mau colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, e até afastar o cancro.

Conheça 6 motivos para beber chá todos os dias

saiba por que deve beber chá

Verde, preto, de camomila, de curcuma, de cidreira, gengibre, de hortelã e de hibisco, entre tantos outros. A verdade é que tem à sua disposição uma panóplia de opções no que se refere a chás. No entanto, o que pode não saber tão bem é que as infusões têm inúmeros benefícios para o correto funcionamento do seu organismo, seja curar insónias ou aliviar a azia do pós-refeição.

E se, por um lado, há quem não precise de motivos para ter sempre uma caneca desta bebida quente (ou fria), por outro há quem só a experimente em caso de necessidade. Ora, apresentamos-lhe agora 6 boas razões para beber chá, seja em casa ou no trabalho.

1. É hidratante

De certeza que já ouviu aquela velha máxima que diz que devemos beber entre 1 a 2 litros de água por dia (quanto mais melhor) de modo a garantir que o nosso corpo se mantém hidratado. No entanto, nem sempre é fácil ter esta regra presente ao longo do dia-a-dia. Ora, uma boa solução é apostar no chá, já que esta bebida é feita com recurso a água.

De facto, existem até estudos que descrevem o chá como uma boa fonte de hidratação. Trata-se de uma boa forma de ingerir líquidos e de matar a sede com um sabor mais adocicado e agradável.

2. É antioxidante

Este é um benefício transversal a todos os chás, pelo que é um ótimo motivo para beber chá. Os flavonoides presentes nesta bebida têm uma forte ação antioxidante, o que a torna até mais benéfica do que um simples copo de água. Acontece que as propriedades antioxidantes do chá fazem dele um bom aliado contra o envelhecimento, contra a diabetes, contra as doenças cardiovasculares e contra os problemas de ossos, entre outros.

O artigo continua após o anúncio

3. É calmante

Embora seja um alimento com alguma cafeína e, em alguns casos, possa ser utilizado como substituto do café, o chá tem também propriedades calmantes. Confuso? Bom, tudo depende do chá que escolher, já que há ervas relaxantes e outras estimulantes.

Quando o objetivo é ter os efeitos sedativos o melhor é apostar num chá de camomila ou de valeriana, por exemplo. A bebida reduzirá os níveis de stress e de ansiedade, o que equivale a um relaxamento quase instantâneo.

4. É um bom aliado no emagrecimento

E se lhe dissermos que beber chá pode ser uma grande ajuda para chegar àquele número mágico na balança e, claro, no tamanho das roupas? A verdade é que esta bebida pode mesmo fazer milagres, uma vez que sacia, reduzindo o apetite, e tem um efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos.

Resultado? Não só terá menos vontade de comer como terá menos tendência a sentir-se inchada. O chá consegue também estimular o metabolismo e a decomposição de algumas gordurinhas que tantas dores de cabeça dão – a sua silhueta agradece.

5. É bom a prevenir alergias

Esta é uma boa notícia para aquelas pessoas que todos os anos lidam com o flagelo das alergias sazonais: beber chá pode mesmo prevenir o problema. Especialmente se estivermos a falar do chá de urtiga, um poderoso aliado contra as alergias respiratórias provocadas, por exemplo, pelo pólen e pelo pó que andam no ar. O consumo desta bebida durante alguns dias promete aliviar bastante os sintomas de alergia.

6. É um aliado na proteção dos dentes e bom hálito

Talvez lhe pareça estranho, mas o chá pode mesmo ser um ótimo aliado no que se refere à manutenção da boa saúde oral. O esmalte dentário fica protegido, as bactérias são mantidas afastadas e nunca mais ouvirá falar no mau hálito. Claro está que existem opções mais eficazes, como é o caso do chá de hortelã.

Conheças as principais propriedades de alguns chás

  • Chá verde: os polifenóis auxiliam na redução do colesterol mau. A bebida é uma excelente fonte natural de antioxidantes.
  • Chá preto: as características deste chá são semelhantes às do chá verde, porém, o chá preto apresenta uma alta concentração de cafeína. O ideal é não beber a partir das 18h.
  • Alecrim, agrião ou camomila: estimulam o apetite à medida que têm efeito digestivo.
  • Hortelã, boldo, alface e cidreira: são conhecidos pelas suas propriedades calmantes.

Veja também: