Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
31 Ago, 2018 - 16:00

Precisa de um chá energizante? Conheça 7

Inês Pereira

Nem só de café deve depender a sua energia: alguns chás fazem maravilhas por um dia de trabalho. Conheça-os e descubra o melhor chá energizante para si.

Precisa de um chá energizante? Conheça 7

Não é novidade para ninguém que os chás em geral trazem uma panóplia de benefícios para o seu bem-estar e saúde. Das bebidas quentes para emagrecer às que ajudam a dormir melhor durante a noite, o que não faltam são opções adequadas a todas as necessidades do dia-a-dia. Por esse motivo, nem a falta de energia é exceção: está na altura de descobrir qual é o melhor chá energizante para si.

Se gosta de beber algo que o deixe desperto ao longo do dia e o torne mais produtivo, mas não quer depender do café, então tome nota das 7 opções que lhe trazemos e comece já a aquecer a água.

Chá energizante: 7 boas opções

Chá preto

o chá preto é uma boa opção de chá energizante

Conhecido por ter cafeína, o chá preto é presença obrigatória na lista de chás energizantes. Muitas são as pessoas que escolhem esta bebida para terem mais energia e ficarem em estado de alerta. É também um aliado contra os distúrbios intestinais, contra o colesterol e contra os problemas de coração.

Mas os benefícios não se ficam por aqui. O chá preto é rico em polifenóis, antioxidantes que ajudam a proteger o DNA das células.

Chá mate

Talvez não o conheça mas o chá mate, originário da América do Sul e feito com erva mate, tem conquistado cada vez mais fãs. Rico em várias vitaminas, aminoácidos e antioxidantes que são ótimas fontes de energia, este chá estimula a mente e ajuda na concentração.

Chá de louro

Desengane-se se pense que o louro só serve para aromatizar as receitas culinárias que prepara na cozinha. Esta planta pode também ser usada para chá e traz-lhe uma vasta lista de benefícios: é diurético, anti-inflamatório, digestivo e uma ótima ajuda no combate a várias doenças. E, como não podia deixar de ser, é uma bebida rica em propriedades estimulantes que prometem dar-lhe energia para o dia inteiro.

Chá verde

beba chá verde se precisa de um chá energizante

Este é um daqueles chás que provavelmente toda a gente já bebeu em algum momento da sua vida. Tal como o chá preto também este tem cafeína pelo que poderá ser uma boa opção para chá energizante. O chá verde atua ainda como diurético, acelera o metabolismo e reforça o sistema imunitário, pelo que benefícios não lhe faltam.

Chá de ginseng

O ginseng é uma planta muito utilizada na medicina tradicional chinesa devido às suas propriedades capazes de reduzir o cansaço e o stress. Por isso não admira que o chá de ginseng seja também um sucesso: esta bebida atua como estimulante das células cerebrais e melhor a capacidade de concentração.

Chá de malva

A malva é uma planta medicinal conhecida pela sua ajuda no combate a infeções diversas. E se pensa que os benefícios de utilizar esta planta num chá se ficam por aqui está enganado: desde aftas à prisão de ventre, passando por dores musculares, sensação de cansaço e tosse, são poucas as coisas que o chá de malva não resolve. É, sem dúvida, uma boa aposta para ter mais energia.

Chá de gengibre

o chá de gengibre é uma boa opção para chá energizante

O chá de gengibre não reúne consenso: uns adoram e outros detestam. Indiscutíveis são as vantagens desta bebida: para além de dar um boost de energia e ajudar a capacidade de concentração, aumenta o metabolismo e protege o sistema imunitário. E também o pode beber quando se sentir enjoado, já que é ótimo para as náuseas.

Veja também: