Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
29 Jun, 2018 - 08:23

Os 10 melhores chás para beber no trabalho

Júlia Rocha

Se gosta de ter sempre alguma coisa para beber durante o dia, fique a conhecer os melhores chás para beber no trabalho e os respetivos benefícios.

Os 10 melhores chás para beber no trabalho

Os benefícios dos diferentes tipos de chá são bem conhecidos. Os diferentes ingredientes, as diferentes plantas, cumprem determinadas propriedades, e alguns desses benefícios podem ajudar durante o dia no escritório. Saiba quais são os 10 melhores chás para beber no trabalho.

Pode estar a tentar reduzir ao café ou pode até nem gostar desta bebida e achar que não lhe interessa muito beber água o dia todo. Nestes casos, deve ver esta lista. O consumo de chás naturais pode ter imensos benefícios para dar uma dose extra de energia e proteção durante as horas de trabalho. Conheça as propriedades de alguns.

Quais são os 10 melhores chás para beber no trabalho?

chas para beber no trabalho

1. Chá verde

É importante começar pelo famoso chá verde, que é sobretudo um excelente substituto para o café por ter cafeína. Este chá ajuda a acelerar o metabolismo, o que é um ponto positivo para quem passa o dia sentado à secretária, reforça o sistema imunitário e atua como um diurético, ajudando também a controlar os níveis de açúcar no sangue.

2. Chá preto

O chá preto  tem também cafeína e vai estimular a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia ao organismo. Um toque extra de energia física para enfrentar o dia. Ajuda também a facilitar a digestão, pelo que pode ser uma boa opção depois do almoço.

3. Chá de gengibre

O gengibre é também um ajudante essencial para aumentar o metabolismo e ajuda a combater a dores menstruais, o que pode ser uma grande ajuda para muitas mulheres durante as horas de trabalho. Partilha muitas funções antioxidantes e protetoras do sistema imunitário com outros chás e é eficaz a combater náuseas e enjoos.

4. Chá de hortelã-pimenta

Esta é a opção perfeita para quem quer algo doce durante o dia de trabalho. É um dos melhores chás para beber no trabalho por ter este toque tão agradável, que vai satisfazer quem sente falta de algo doce ao longo do dia. E pode ser bebido mais ao final do dia também, visto não ter cafeína.

5. Chá mate

Proveniente da América do Sul e feito com erva mate, é cada vez mais popular no hemisfério norte. Se quiser tomar fresco, é uma excelente opção para os dias de verão. Tem aminoácidos, vitaminas e antioxidantes que estimulam a mente e dão um boost de energia. É conhecido também pelas propriedades calmantes e por ajudar na concentração.

6. Chá de sálvia

A sálvia é conhecida por ter benefícios para a saúde do cérebro. As suas propriedades tornam-na numa arma contra o Alzheimer. Num contexto laboral ajuda às funções cognitivas, a melhorar a memória e a manter a boa disposição.

7. Chá de maracujá

O maracujá tem uma função analgésica bastante interessante e acaba por ser um calmante natural. A casca do fruto e a folha da planta resultam num chá com propriedades diuréticas, que sacia e que ajuda a controlar também o colesterol.

cha verde

8. Chá de hibisco

O hibisco tem propriedades diuréticas, evitando a retenção de líquidos. É ideal para absorver a acumulação de gordura, o que o torna num dos melhores chás para beber no trabalho: beba uma chávena após o almoço quando se volta a sentar na secretária.

9. Chá oolong

Este chá é semi-fermentado e está algures entre o verde e o preto. Ou seja, tem cafeína e propriedades estimulantes, fornece energia e melhora o estado de alerta.

10. Chá de jasmim

Se vai ao ginásio ou praticar desporto depois do trabalho, o jasmim é uma excelente opção. Os antioxidantes deste chá aceleram o metabolismo, ajudando a queimar gordura. Tem também propriedades calmantes.

Dicas para beber chá no escritório

É verdade que os saquinhos de chá são bem mais práticos para usar, sobretudo num escritório onde podem até nem existir condições para fazer a bebida. Mas se lhe for possível, prefira usar a erva, e compre um infusor.

Vai estar a beneficiar em pleno das propriedades de cada tipo de chá, ao contrário do que acontece com os sacos. Depois só tem de se preocupar com ferver a água.

Veja também: