Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
14 Mai, 2018 - 10:42

O melhor chá para azia: diga olá ao alívio

Inês Pereira

Acaba de almoçar e  surge aquela sensação de ardor no estômago… A boa notícia é que lhe trazemos a receita do melhor chá para azia que pode experimentar.

O melhor chá para azia: diga olá ao alívio

Se sofre de azia, fique a saber que não está sozinho. A verdade é que o consumo exagerado de alimentos gordurosos, de refrigerantes e de comida picante potenciam os episódios deste desconforto. Mas, a partir de agora, vai ter um novo aliado para atenuar o incómodo provocado pelo ardor. Tome nota da receita para saber fazer o melhor chá para azia: o chá de gengibre.

Talvez por ser um problema tão comum e frequente, todos os dias surgem novos métodos, geralmente naturais, para o resolver. Desde sumos de frutas que melhoram a digestão a alimentos que diminuem a acidez do estômago, opções é o que não falta. Mas, antes de cair em enganos, experimente a nossa receita e comprove o resultado.

Azia: o que é e sintomas

azia

A azia manifesta-se através de uma sensação de ardor, por vezes dolorosa, que ataca a zona do estômago e do peito. Curiosamente, pode também estender-se ao pescoço, ao maxilar e, até mesmo, aos braços. A duração do desconforto pode ir de apenas uns minutos a longas horas.

Este problema ocorre quando as válvulas do estômago não fecham totalmente após o consumo da comida. Os ácidos gástricos atingem, assim, o esófago e é este fenómeno que provoca a sensação de ardor.

A azia pode ter vários fatores na sua origem, mas o mais comum é mesmo a má alimentação. Alimentos derivados do leite, café em excesso, fritos e comida gordurosa, refrigerantes e comida picante: todos devem ser evitados se não quer passar por um episódio de azia. Também alguns medicamentos podem ter o mesmo efeito.

Contudo, nem só de ardor e desconforto se faz a azia. Os sintomas, esses, são variados:

Chá de gengibre: o melhor chá para azia

cha de gengibre

A azia pode ser tratada com recurso a diversos medicamentos, como anti-histamínicos e antiácidos. Por outro lado, a opção mais saudável é procurar alterar o seu estilo de vida de modo a que os episódios sejam cada vez mais esporádicos.

Mas e se lhe dissermos que até para azia a oferta de curas naturais está a ganhar terreno em força? Um dos principais aliados no tratamento deste problema é o chá para a azia: desde o chá de funcho até ao chá de hortelã, opções não faltam.

Se já é fã desta bebida quente, fique agora a conhecer o chá para azia que promete milagres: o chá de gengibre. Contém antioxidantes e substâncias que ajudam a absorver o ácido do estômago, acalmando-o e reduzindo a inflamação no esófago. É, portanto, a escolha ideal para os fãs dos tratamentos naturais e saudáveis.

Ingredientes

  • 2cm de raiz de gengibre cortada em pequenos pedaços
  • Água

Modo de preparação

  1. Deve colocar a água e os pedaços de gengibre ao lume e deixar ferver.
  2. Assim que ferver, retire a panela do lume e deixe repousar durante uns minutos para garantir uma boa infusão.
  3. Depois, é só colocar este chá para a azia na sua caneca preferida e bebê-lo relaxadamente.

Veja também: