Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Out, 2016 - 09:00

8 benefícios da canela que o vão surpreender

Helena Peixoto

A canela é um condimento que não serve só para temperar. Conheça outros benefícios deste ingrediente e tire partido!

canela

Quando pensamos em canela, pensamos na era natalícia, no delicioso leite creme e na aletria polvilhados com esta especiaria e parece que até sentimos o cheirinho no ar.

Ou então pensamos também no cafezinho da manhã, mexido com um pau de canela ou polvilhado com um pouquinho de pó.

Pois é, esta especiaria pode ser utilizada em inúmeras situações e é apreciada por um grande número de pessoas. A boa notícia é que há mais benefícios além do seu sabor! Conheça-os a todos!

8 benefícios da canela para a saúde

1. Diabetes controlada

A canela ajuda a controlar os níveis da diabetes e auxilia na absorção mais regrada dos açúcares pelo organismo.

2. Sistema digestivo equilibrado

Se é daquelas pessoas que tem diversos problemas gastro intestinais como gases, flatulência, espamos gástricos, diarreia e outros, nada como uma colherzinha de canela para regular o sistema digestivo.

Além disso, ela ajuda na digestão, efeito este ainda aumentado quando se combina esta especiaria com mel. E porquê? Devido às enzimas facilitadoras da digestão presentes na mistura.

Não abuse da quantidade, uma colher de chá misturada num litro de água é uma excelente opção de infusão para ir bebendo ao longo do dia.

3. Sistema respiratório mais saudável

A canela é também um bom aliado contra as infeções e problemas respiratórios. Isto acontece porque ela tem o efeito de secar as mucosas associadas a este problema e ajuda também a libertar expectoração.

4. Mais energia

Sente-se cansado, sem energia e vontade de fazer alguma coisa? Experimente ingerir um pouco de canela! Este condimento ajuda a diminuir os níveis de fadiga e aumenta também a resistência ao stress.

5. Colesterol em níveis mais saudáveis

Como tem na sua composição uma série de antioxidadantes, a canela ajudar a combater o colesterol para níveis mais saudáveis.

6. Aliada na dieta

Se é daquelas pessoas que anda sempre à procura do último grito nas dietas, já experimentou um grande aliado – a canela?

Ela pode ser uma grande ajuda na dieta pois, além de ser extremamente rica em fibras, ajuda a diminuir o apetite, auxilia na redução de acumulação de gordura no organismo e melhora a ação da insulina.

Além disso, como pode substituir o efeito do açúcar em algumas comidas e bebidas, ajuda a diminuir a quantidade de açúcares e de calorias ingeridas.

7. Ajuda em infeções

Sabia que foram efetuados uns estudos que provaram que a canela consegue ter uma capacidade muito boa de parar infeções de origem fúngica que resistiram à própria medicação?

Claro que isto não significa que quando tiver uma infeção deixe de recorrer a médicos e medicamentos. A canela pode, simplesmente, ser mais um aliado nesta luta. Além disso, tem um efeito anticoagulante do sangue.

8. Prevenir o cancro

Novamente um estudo realizado por investigadores americanos vem demonstrar que a canela conseguiu reduzir a proliferação de células cancerosas nos casos de leucemia e de linfoma.

Veja também