Publicidade:

Chá matcha: benefícios e potencialidades do chá em pó

Chá em folhas, chá em saquetas e, por fim, chá em pó. Apresentamos-lhe o chá matcha e os seus benefícios e dizemos-lhe onde comprar e como preparar.

Chá matcha: benefícios e potencialidades do chá em pó
Onde comprar e como preparar o chá matcha

O que têm em comum o chá verde e o chá matcha, para além da cor verde? Ambos os chás são extraídos da planta camellia sinensis. Para além disto, os dois têm inúmeros benefícios, nomeadamente a perda de peso.

No entanto, um dos principais aspetos diferenciadores do chá matcha prende-se com o facto de este ser um chá em pó, resultado das folhas trituradas. Deste modo, ao bebermos o chá, estamos a ingerir todos os nutrientes presentes nas folhas. O mesmo não acontece no chá verde e nos restantes chás, em que parte dos nutrientes são descartados, uma vez que as folhas não são consumidas.

5 benefícios do chá matcha


1. Poderoso antioxidante

antioxidante

Na lista de alimentos ricos em antioxidantes, o primeiro lugar vai para o chá matcha. Senão vejamos: 10 chávenas de chá verde equivalem a uma só chávena de chá matcha.

Por outro lado, é importante relembrar que o poder antioxidante dos alimentos se relaciona com o facto de os mesmos prevenirem o envelhecimento, ajudando o organismo a combater infeções e possíveis doenças.

2. Poder de concentração

concentração

À semelhança do chá preto, o chá matcha é um chá indicado para ajudar a começar o dia. Graças à presença de L-teanina, este chá potencia a performance cognitiva. Por outro lado, consegue diminuir os níveis de stress e ansiedade, o que o poderá ajudar a canalizar a sua concentração.

3. Fonte de energia

fonte de energia

Ao contrário do que se possa pensar, a fonte de energia que é atribuída ao chá matcha não se prende exclusivamente com a quantidade de cafeína. Deve-se à combinação de todas as propriedades presentes no chá. De todos os modos, uma chávena de chá matcha ajuda a que mantenha os níveis de energia em alta entre 3 a 6 horas.

4. Perda de peso

perder peso

O chá verde é conhecido como uma das bebidas que mais ajuda a emagrecer. Tal deve-se às suas propriedades termogénicas que atuam na composição das gorduras corporais, através da aceleração do metabolismo. No caso do chá matcha, as razões são semelhantes, com a vantagem de este chá não causar nenhum stress no corpo, isto é, não aumenta a pressão arterial ou a frequência cardíaca.

5. Efeito detox

detox

Para além de ajudar a emagrecer, o chá matcha tem também uma função detox. Ao beber este chá pela manhã, não só está a consumir uma dose de energia extra, como está também a eliminar toxinas agressivas para o seu corpo, tais como os metais pesados.

Potencialidades do chá matcha


chá matcha

Uma das principais caraterísticas que distingue este chá prende-se com a sua versatilidade. Apesar de todos os benefícios do chá, por norma, a única forma de usufruirmos de todos os seus benefícios é através de infusão.

Porém, o chá matcha vai muito além, uma vez que é possível incluí-lo na culinária e fazer várias receitas com chá matcha, seja em bolos, gelados, bolachas ou iogurtes.

Onde comprar e como preparar chá matcha


Tendo em conta as particularidades do chá matcha, deixamos aqui um vídeo ilustrativo da preparação deste chá. Um dos cuidados que deve ter é o facto de ter de peneirar o chá, para evitar que fique com grumos.

Após peneirar o mesmo, deve adicionar um pouco de água de forma a dissolver o pó e mexer bem, socorrendo-se para isso de um utensílio de bambu. Ao mexer deve aplicar movimentos em círculo e depois em linha.

Onde comprar o chá matcha

Atualmente, pode encontrar chá matcha à venda em lojas de produtos naturais e também em supermercados. Contudo, o seu preço é um pouco mais elevado do que os chás mais comuns. Neste caso, o preço aproximado de uma embalagem ronda os 3€.

Veja também: