8 benefícios do chá vermelho para o metabolismo

Aliada na luta contra a balança, esta poderosa infusão que pode fazer muito por si. O chá vermelho protege as suas células e previne doenças cardiovasculares.

8 benefícios do chá vermelho para o metabolismo
A infusão que acelera o metabolismo e faz a diferença na sua dieta

É verdade: o chá vermelho é um importante agente com poder emagrecedor e diurético, mas esta infusão pode fazer muito mais por si e pela sua saúde. De sabor doce e origem na América do Sul, ele é rico em nutrientes que ajudam o corpo a renovar as forças, tendo ação anti-inflamatória e de proteção das células. Descubra os 8 benefícios do chá vermelho e saiba como preparar a bebida que vai estimular o seu organismo a se regenerar.
 

Como atua o chá vermelho

Não é segredo que os chás têm propriedades medicinais poderosas e são cada vez mais consumidos por quem procura por bem estar e saúde. Uma das infusões que tem feito mais sucesso entre as pessoas adeptas de uma prática de vida saudável é o chá vermelho. Rico em antioxidantes naturais, como flavonoides e polifenóis, e vitaminas B1, B2, C e K, esta bebida já conhecida como “o chá da beleza”.
 

8 benefícios do chá vermelho

  1. ​Acelera o metabolismo: o chá vermelho faz queimar mais calorias porque apresenta cafeína na sua composição
  2. Combate a retenção de líquidos: ele reduz o inchaço através do seu efeito detox
  3. Protege as células do organismo e evita que envelheçam
  4. Protege o sistema cardiovascular e o sistema nervoso
  5. É antioxidante: luta contra o envelhecimento prematuro do corpo
  6. Ajuda a melhorar a digestão
  7. Afasta a fome
  8. É um antidepressivo natural
 

Chá vermelho emagrece?

Temos uma resposta animadora: sim, o chá vermelho ajuda nos processos de emagrecimento e é amigo de quem quer abandonar os quilos extra. De acordo com especialistas em nutrição, esta infusão é capaz de auxiliar na dieta e não se trata de meras especulações. Isso acontece porque ele apresenta cafeína na sua composição, e este é um poderoso termogénico natural e adotado no universo fitness.

Para além da presença da cafeína, o chá vermelho oferece uma dose bastante baixa de calorias, podendo ser ingerido sem limites e não atrapalhar a dieta. A bebida é muitas vezes consumida em substituição do café ou de outras bebidas aconselhadas numa dieta que procura o emagrecimento.

No entanto, para quem quer perder peso, há um alerta que deve ter em conta na hora de consumir o chá vermelho: a bebida não deve ser adoçada e, sozinha, não faz qualquer milagre. É preciso adotar uma dieta equilibrada e saudável, rica em nutrientes e minerais, e praticar atividade física regular.


Como fazer o chá vermelho

Ingredientes:
  • Chá vermelho desidratado
  • Uma chávena de água

Modo de preparação:
É simples e rápido. Basta ferver uma chávena de água e, durante a fervura, acrescentar uma colher do chá na versão desidratada. Em seguida, deixe a infusão repousar por 10 minutos, coe e beba imediatamente.

Para os adeptos do chá gelado, a dica é simples: quando a bebida estiver pronta, acrescente bastante gelo e o sumo de meio limão, para dar ainda mais saber e deixar a infusão refrescante.
 

Onde comprar

Pode comprar o chá vermelho desidratado em lojas de produtos naturais e ervanárias.

Veja também: